Ir para o Conteúdo da página Ir para o Menu da página
Carregando Dados...
FIQUE POR DENTRO DE TODAS AS INFORMAÇÕES DAS ELEIÇÕES 2024!

Encontro discute desenvolvimento sustentável como fator competitivo nas organizações

Evento realizado na tarde desta quinta-feira, 28, na Acic abordou os objetivos estabelecidos pela ONU e sua aplicação em empresas, entidades e instituições da região
Por Paulo Monteiro Criciúma, SC, 29/11/2019 - 12:19 Atualizado em 29/11/2019 - 12:45
foto: Assessoria Acic
foto: Assessoria Acic

Quer receber notícias como esta em seu Whatsapp? Clique aqui e entre para nosso grupo

Estabelecidos em 2015 pela Organização das Nações Unidas (ONU) os 17 Objetivos de Desenvolvimento Sustentável (ODS) envolvem temáticas como erradicação da pobreza, segurança alimentar, redução das desigualdades, entre outros aspectos, formando uma agenda para as pessoas, para o planeta e para a prosperidade até 2030. Para abordá-los, e instigar a adoção desses preceitos também entre empresas, entidades e instituições de ensino, foi realizado na tarde desta quinta-feira, 28, o encontro “O desenvolvimento sustentável como fator competitivo nas organizações”.

O evento foi promovido pela Associação Empresarial de Criciúma (Acic), em comemoração a seus 75 anos de fundação, e pela Satc, que em 2019 celebra 60 anos de atividade, com apoio do comitê local do Movimento ODS Santa Catarina. Um público atento se reuniu na sede da Acic para debater o assunto. 

Para o diretor executivo da Satc, Fernando Zancan, é necessário cuidar do planeta atentando-se sempre a sustentabilidade - que não diz respeito apenas ao meio ambiente, mas a uma série de outros fatores também. “Sou diretor da Satc há 30 anos então, para mim, é com a questão educacional que chegaremos nas metas da ONU. O Brasil só vai conseguir alavancar se conseguirmos mudar o perfil, precisamos avançar muito na educação, o objetivo número quatro das ODS”, afirmou.

A segunda prioridade baseada no ODS, segundo Zancan, se trata da questão de desenvolvimento e emprego qualificado. “Você começa a se desenvolver, gerar emprego e renda, e isso faz com que um país em desenvolvimento como o nosso venha a cumprir outras metas. Acho que educando e desenvolvendo conseguimos cumprir outros objetivos”, ressaltou.

Quando trazemos a discussão para nível municipal, o diretor executivo destaca que Criciúma está em um bom momento comercial, com empresários muito envolvidos com as metas propostas pela ONU - razão para acreditar em um futuro mais positivo para a cidade. "Acho que o movimento de ontem vai dar um gás para que todo mundo possa participar dessa ação. É essencial que empresas, universidades e todas as pessoas da educação estejam engajadas com isso", concluiu Zancan.

Tags: onu

Copyright © 2022.
Todos os direitos reservados ao Portal 4oito