Ir para o Conteúdo da página Ir para o Menu da página
Carregando Dados...
FIQUE POR DENTRO DE TODAS AS INFORMAÇÕES DAS ELEIÇÕES 2024!

Encontro debate Reforma Tributária

Debate ocorreu em Tubarão, na sede da FECAM
Por Heitor Araujo Tubarão - SC, 19/07/2019 - 17:50 Atualizado em 19/07/2019 - 17:50
(foto: Divulgação)
(foto: Divulgação)

Quer receber notícias como esta em seu Whatsapp? Clique aqui e entre para nosso grupo

Ocorreu na tarde desta sexta-feira, 19, o encontro da Federação Catarinense de Municípios (FECAM), em Tubarão, sobre a Reforma Tributária. A reunião foi conduzida pelo presidente do CONFAZ-M/SC, Flavio Martins Alves, com a presença do presidente da AMUREL, prefeito de Braço do Norte, Roberto Kuerten Marcelino, prefeitos, vices, secretários e demais gestores municipais da região.

O presidente do CONFAZ-M/SC apresentou as propostas que tramitam no Congresso Nacional sobre Reforma Tributária, em especial a Proposta de Emenda à Constituição (PEC) 45/2019, aprovada em 22 de maio na Comissão de Constituição e Justiça (CCJ)

Joares Ponticelli, presidente da FECAM e prefeito de Tubarão, falou sobre o resultado do encontro, que ocorreu às 14h, na sede da FECAM.

De acordo com Ponticelli, a preocupação é em relação à celeridade com que a proposta está sendo apresentada. “É preciso que se amplie esse debate, não é possível que não se dê tempo ao ministro Paulo Guedes de apresentar a proposta Menos Brasília, Mais Brasil. Queremos uma Reforma que retenha mais dinheiro onde o dinheiro é produzido”, analisou.

REFORMA TRIBUTÁRIA

A proposta base para a Reforma Tributária, em tramitação (PEC 45/2019), propõe várias mudanças, dentre elas a diminuição do número de tributos que incidem sobre o consumo -  IPI, PIS e Cofins (federais), ICMS (estadual) e ISS (municipal) - unificados em um só, o IBS (Imposto sobre Bens e Serviços).  Segundo especialistas, o IBS terá as características similares às do Imposto sobre o Valor Adicionado (IVA), um sistema de tributação única adotado em países da Europa e, na América Latina, no Chile.

Já a PEC 293/2004 que está pronta para a pauta em plenário da Câmara dos Deputados, pretende simplificar e unificar os impostos federais com a junção de todos os tributos de valor agregado, extinguindo oito tributos federais - (IPI, IOF, CSLL, PIS, Pasep, Cofins, Salário-Educação e Cide-Combustíveis), o ICMS (estadual) e o ISS (municipal).

Ouça o que disse Ponticelli

Copyright © 2022.
Todos os direitos reservados ao Portal 4oito