Ir para o Conteúdo da página Ir para o Menu da página
Carregando Dados...
Branded Content

Empresas Icon: uma história construída com muito trabalho e consolidada internacionalmente

Entre as maiores de Criciúma, as Empresas Icon comemoram, nesta segunda-feira, 50 anos. Por elas, passaram mais de cinco mil colaboradores
Por EMPRESAS ICON 16/05/2022 - 14:45 Atualizado em 17/05/2022 - 09:34 * Conteúdo de responsabilidade do anunciante
Foto: Divulgação
Foto: Divulgação

Quer receber notícias como esta em seu Whatsapp? Clique aqui e entre para nosso grupo

Uma trajetória vitoriosa e de sucesso é construída com a participação e o trabalho de muitas pessoas. Nas últimas décadas, as Empresas Icon, em Criciúma, puderam contar com mais de cinco mil colaboradores para construir a história que nesta segunda-feira, 16 de maio, completa 50 anos de fundação. Hoje, ela já ultrapassa a Região Carbonífera de Santa Catarina, tanto no processo produtivo, que se expandiu para outros estados brasileiros e para a Argentina, como no processo comercial, com exportações sendo feitas para vários países mundo afora.

A história das Empresas Icon começou em 1972 para atender a indústria cerâmica do Sul Catarinense. Inicialmente chamada de Industrial Conventos Ltda, a empresa foi fundada por Hilário Accioly de Freitas, que, infelizmente, partiu no último dia 30 de abril. "Falar da história das Empresas Icon é lembrar-se do meu pai, um homem empreendedor, visionário e que pensava sempre à frente da sua época. É difícil para nós comemorarmos, tão próximo do falecimento, estes 50 anos, mas temos convicção de que ele gostaria que isto acontecesse e, agora, além de uma grande homenagem aos nossos colaboradores, também faremos a ele", lembra o diretor-presidente das Empresas Icon, Ronaldo Accioly de Freitas.

Cinco décadas de desafios e reinvenções

As Empresas Icon passaram nas últimas cinco décadas por muitos processos. Também foi preciso se reinventar. Hoje, elas são formadas pela Icon Matrizes e Moldes, líder no mercado latino-americano e que atende os setores de cerâmica de pisos e revestimentos, telha via seca e úmida, artefatos de concreto e prensagem de louças, com unidades em Tubarão (SC), Conde (PB), Rio Claro (SP), além de Munro, na província de Buenos Aires, e Criciúma; pelo Studio Icon, intimamente ligado à Icon Matrizes e Moldes, que surgiu como um diferencial no desenvolvimento de superfícies e formas inovadoras e exclusivas aos clientes do setor cerâmico; junto está a IconMaq Soluções Industriais, que projeta e fabrica máquinas, equipamentos e peças de reposição, não somente para a indústria cerâmica, mas, também, para empresas de mineração, cimento, energia e agroindústria, além da Tron Brasil, empresa especializada em transportes de cargas e da Xanahi Administradora de Imóveis.

O motor para que as Empresas Icon tenham sobrevivido e se reinventado em todos estes anos, de acordo com o diretor-presidente, é o empenho e dedicação de todos os colaboradores. "Sempre tivemos o apoio de nossos colaboradores, sempre resilientes, vestindo a nossa camisa, e, assim, vencemos desafios que pareciam impossíveis", destaca Freitas.

Ao lembrar-se de tudo que foi vivido, e que ele acompanhou desde muito novo, Ronaldo reitera que as Empresas Icon nasceram como uma indústria de máquinas, que em 1974 fez a primeira entrega de uma prensa, crescendo no setor de estamparia. "Hoje vemos novamente a demanda por máquinas crescer. Tivemos que abrir uma nova filial no Bairro Sangão, em Criciúma, para poder suprir os novos pedidos, entre eles, um dos maiores secadores de minério de ferro do mundo, para secagem de aproximadamente 400 toneladas de minério por hora. É um novo capítulo da nossa história", comemora Ronaldo.

 

Uma nova fase na produção de máquina exige a ampliação da IconMaq

A IconMaq passou por um grande processo de crescimento ao longo de 2021, de acordo com o diretor comercial, Alexandre Freitas, a empresa precisou duplicar de tamanho e de produção.

"Todas estas parcerias abrem novas oportunidades para mostrarmos a qualidade que a IconMaq oferece ao mercado brasileiro e internacional, mas claro, também nos alçam para outro patamar de empresa e trazem muito mais responsabilidade. Estamos trabalhando juntos para manter este crescimento nos próximos anos", ressalta Alexandre.

Novos rumos para a Icon Matrizes e Moldes

Assim como para a IconMaq, a Icon Matrizes e Moldes segue crescendo em ritmo acelerado. Mesmo com os bons números, não há acomodação. De acordo com o diretor técnico-comercial, Elí Fortunato Filho, a empresa já busca a sua inserção em novos nichos. "As Empresas Icon são maduras no que fazem, afinal são 50 anos de história e já vencemos muitos desafios neste meio século. Esta experiência também nos possibilitou entender quando é necessário buscar novos mercados para crescer e desenvolver autonomia enxergando as tendências" avalia Elí.

A construção de novos 50 anos

Hoje, as Empresas Icon figuram entre as maiores de Criciúma e têm grande representatividade nas cidades onde estão inseridas. Nos últimos 15 anos foram mais de R$ 8,5 milhões em retorno de ICMS, ocupando os primeiros lugares no ranking de arrecadação das empresas do mesmo segmento e quase R$ 9 milhões de retorno em ISS para a cidade. As Empresas Icon também fazem a diferença na vida de mais de 500 colaboradores de forma direta e 70 de forma indireta.

A superintendente de Marketing, Nicole de Freitas Andrade, já projeta os próximos anos. "Prevemos em nosso planejamento estratégico um futuro prospectado para o crescimento, com ampliação dos investimentos nos parques fabris, com crescimento sustentável, buscando sempre inovação e evolução tecnológica, mantendo nossa liderança e referência no mercado, mas sempre oportunizando a formação continuada aos nossos colaboradores, para que eles também possam crescer".

Colaboradores e familiares foram homenageados

Para comemorar os 50 anos, as Empresas Icon homenagearam o fundador, Hilário Accioly de Freitas, os colaboradores e seus familiares em um jantar festivo na noite de sábado, dia 14 de maio.   

Copyright © 2021.
Todos os direitos reservados ao Portal 4oito