Empresários, colaboradores de entidades empresariais, consultores do Sebrae e lideranças políticas de cidades do interior de Minas Gerais estiveram na Associação Empresarial de Criciúma (Acic) nesta semana, sendo recepcionados pelo presidente Franke Hobold, pelo diretor José Carlos Sprícigo e pela diretora executiva, Julita Volpato.
"É sempre importante receber representantes de entidades empresariais de outras regiões para essa troca de ideias, para compartilharmos práticas, discutir questões comuns e fortalecer o associativismo", avalia Hobold.
Durante o encontro, o presidente comentou sobre o trabalho desenvolvido pela diretoria no apoio às empresas em temas como a Reforma Tributária, o fomento às exportações e cenários econômicos.
Destacou ainda a defesa de bandeiras relacionadas à infraestrutura, à educação e à qualificação profissional. "Somos uma entidade empresarial, mas não nos restringimos a oferecer serviços aos associados. Também congregamos e defendemos as demandas da região e por isso conquistamos uma respeitabilidade muito grande", pontuou.
Os convidados também puderam conhecer um pouco mais sobre a estrutura organizacional e física, o funcionamento da associação, os projetos estratégicos, o portfólio de serviços e de capacitações, os principais eventos, ferramentas como os cartões de benefícios e a Rede de Vantagens, além dos núcleos empresariais.
Inspiração
Consultor de projetos da Federação das Associações Empresariais de Santa Catarina (Facisc), Deinyffer Marangoni acompanhou o grupo no roteiro pela região, que incluiu também visitas à Associação Empresarial de Orleans (Acio) e ao Centro de Inovação Criciúma (Crio).
"Os empresários estão em Santa Catarina desde domingo (21) e ficarão até sábado (27). Nesse período, houve visitas à Facisc, a associações empresariais de Florianópolis, Itajaí, Balneário Camboriú, Tijucas, Orleans e Criciúma, à Acate, Celta Incubadora e Sapiens Parque", conta Marangoni.
Líder da comitiva, o presidente da Associação Comercial, Industrial e Prestação de Serviços de João Monlevade, David Roosevelt Linhares Júnior, conta que a força do associativismo catarinense inspirou a visita ao Estado.
"As associações de Santa Catarina estão num nível muito superior ao nosso, em relação ao senso de associativismo e, principalmente, em ações voltadas ao atendimento aos associados. Quisemos ver de perto como as coisas funcionam, para entender as dificuldades, as potencialidades locais e de que forma podem nos inspirar", relata.
Conforme Linhares, entre os insights trazidos pela visita estão a criação de núcleos setoriais, pois nas associações mineiras são formados em geral apenas os núcleos de jovens e de mulheres empresárias, e a organização de um fórum de entidades locais, a exemplo do Forcri.
Entidades
Associação Comercial, Industrial e Prestação de Serviços de João Monlevade (Amon)
Prefeitura Municipal de João Monlevade
Agência de Inovação e Desenvolvimento Sustentável do Médio Piracicaba (Agir)
Associação Comercial, Industrial, Agropecuária e de Prestação de Serviços de São Domingos do Prata (Aciap)
Prefeitura de São Domingos do Prata
Associação Comercial e Empresarial de Santa Bárbara (Acisb)
Associação Comercial, Industrial, Agropecuária e de Prestação de Serviços de Rio Piracicaba (Aciarp)
Associação Comercial, Industrial e Agropecuária de Bela Vista de Minas (Aciabel)
Associação Comercial, Industrial e Agropecuária de Nova Era (Aciane)
Associação Comercial, Industrial, de Serviços e Agropecuária de Itabira (Acita)
Prefeitura de Rio Piracicaba
Sebrae de João Monlevade
Sebrae de Itabira