Ir para o Conteúdo da página Ir para o Menu da página
Carregando Dados...

Empreende SC encerra quinta edição com data confirmada para 2026

Evento reuniu mais de duas mil pessoas durante dois dias em Criciúma

Por Redação Criciúma, 26/04/2025 - 13:30 Atualizado em 26/04/2025 - 13:44
Foto: Divulgação
Foto: Divulgação

Quer receber notícias como esta em seu Whatsapp? Clique aqui e entre para nosso grupo

O Empreende SC terminou na noite desta sexta-feira e já deixou o público na expectativa para 2026. A nova edição está confirmada para abril do ano que vem, novamente na AM Master Hall, em Criciúma. A estimativa da organização é reunir 2,5 mil participantes, com 80 expositores na Feira de Negócios e uma rodada de negócios promovida pelo Sebrae, fortalecendo ainda mais as conexões entre empresas, startups e investidores.

Para o organizador Fernando Sabino, o evento vem se consolidando como um dos principais pontos de encontro de inovação e empreendedorismo no Sul brasileiro. “O Empreende SC é feito de pessoas que acreditam no crescimento, na troca de ideias e no poder das conexões. Neste ano, batemos vários recordes e, em 2026, vamos surpreender ainda mais. Nossa intenção é ampliar as experiências, trazer novas oportunidades e continuar construindo um evento que transforma negócios e vidas”, destacou.

Com seis palcos simultâneos, Feira de Negócios e uma programação intensa, o evento ofereceu conteúdos para todos os perfis de público, abordando temas como marketing digital, inovação, gestão, liderança, tecnologia, saúde mental e diversidade. Outro destaque foi a Batalha de Startups, que movimentou a plenária com dois pitches de negócios. A disputa iniciou com 30 startups inscritas, que passaram por diversas etapas de avaliação até que as finalistas fossem selecionadas para se apresentar no palco principal: a Darwin Saúde e a EasyAlert.

Após uma disputa acirrada e votação aberta ao público, a EasyAlert foi consagrada como vencedora da edição. A startup, que desenvolveu uma plataforma moderna e intuitiva para gestão de manutenções em condomínios, conquistou os jurados e a plateia ao apresentar uma solução capaz de otimizar processos, reduzir custos e aumentar a vida útil dos empreendimentos residenciais e comerciais.

 

Grandes nomes marcaram o último dia do Empreende SC

O segundo dia do Empreende SC foi marcado pela presença de grandes nomes do mercado, que dividiram com o público aprendizados sobre negócios, comportamento, tecnologia, cultura e propósito. Durante a manhã, a gerente de marketing para pequenas e médias empresas do TikTok América Latina, Beatriz Tolezano, destacou o potencial da plataforma para a estratégia das marcas e reforçou a importância de se comunicar de forma autêntica e participativa, construindo um relacionamento real com o público.

“O TikTok não é uma rede social tradicional; ele funciona como uma plataforma de entretenimento baseada em relevância. Isso significa que você não precisa de milhões de seguidores para ter um conteúdo viral — se for relevante, ele alcança as pessoas certas”, explicou. Beatriz também apresentou dados que mostram como os usuários estão cada vez mais utilizando a rede como ferramenta de busca, transformando-a em uma vitrine poderosa para produtos, serviços e ideias.

Logo depois, o comunicador e jornalista Luciano Potter prendeu a atenção do público com uma apresentação sobre comportamento, tecnologia e relações humanas. Com bom humor e muita memória afetiva, Potter fez um resgate das mudanças de consumo das últimas décadas, mostrando como a adaptação às novas tecnologias molda comportamentos e define o sucesso das empresas.

“A indústria fonográfica, por exemplo, não entendeu a revolução digital. Já a indústria dos games soube escutar, evoluir e se conectar com o público. Essa é a diferença entre quem escuta e quem ignora os sinais do tempo”, pontuou. Ao longo da palestra, Potter mesclou histórias pessoais, reflexões sobre ética e empatia e exemplos de como a conexão com o outro — seja no ambiente de trabalho, na vida pessoal ou nas redes — é o que sustenta os negócios. “A nossa expectativa de vida está aumentando e, se vamos viver mais, vamos precisar escutar mais. A escuta é revolucionária. E empreender também é saber ouvir.”

Na sequência, Luis Justo, CEO da Rock World, empresa responsável pelo Rock in Rio, trouxe uma verdadeira aula sobre inovação, cultura organizacional e experiência do cliente. Justo compartilhou os bastidores da criação do maior festival de música do mundo, destacando a importância de entender que o público não compra apenas ingressos, mas sim experiências. “O nosso negócio não é vender bilhetes para ver um show; e sim proporcionar momentos inesquecíveis através da música e do entretenimento”, explicou.

Para finalizar o cronograma de atividades e palestras, o fundador da Reserva, Rony Meisler, subiu ao palco para compartilhar sua trajetória empreendedora. Na oportunidade, ele destacou que o empreendedorismo precisa ser vivido com propósito e valorização dos pequenos gestos diários — e não apenas buscando grandes revoluções. “Inovação não é mandar foguete para a lua. Inovação é resolver problemas reais, todos os dias. É olhar para onde ninguém está olhando e fazer muito bem-feito”, ressaltou, ao complementar: “a matéria-prima da inovação não é a tecnologia. É a audição. Quanto mais a gente escuta, mais a gente entende o que precisa ser transformado”.

Copyright © 2026.
Todos os direitos reservados ao Portal 4oito