Ir para o Conteúdo da página Ir para o Menu da página
Carregando Dados...
FIQUE POR DENTRO DE TODAS AS INFORMAÇÕES DAS ELEIÇÕES 2024!

Em vídeo, Tati Teixeira confirma que está fora da eleição

Ela chegou a ser especulada, ainda no ano passado, como uma alternativa do MDB para a majoritária em Criciúma
Por Denis Luciano Criciúma, SC, 05/10/2020 - 16:03 Atualizado em 05/10/2020 - 16:06
Reprodução
Reprodução

Quer receber notícias como esta em seu Whatsapp? Clique aqui e entre para nosso grupo

A ex-vereadora Tati Teixeira está fora da eleição de 2020. O fato já era consumado quando da divulgação das listas oficiais de candidatos recentemente, quando houve o encerramento do período para o registro de candidaturas. E antes disso, ainda na fase de especulações, quando a própria Tati já deixara clara sua intenção de ficar fora de qualquer disputa nesse ano.

Ela chegou a ser cortejada pelo MDB em 2019, quando o ex-governador Eduardo Pinho Moreira admitia a sondagem e contatos para tentar ter Tati em uma disputa majoritária em Criciúma. Porém, a empreitada não prosperou.

Tati confirmou sua decisão em um vídeo postado nas redes sociais neste domingo, 4, à noite. "Diferente dos outros anos, quando vim pedir teu voto, venho hoje anunciar que eu não participarei do processo eleitoral", disse. "Mas estarei presente, como cidadã, observando, sentindo, me conectando com as pessoas, sendo a Tati que sempre fui", comentou.

A ex-vereadora observou que vem se dedicando à carreira. Ela é psicopedagoga. "Estou na vida privada e nos estudos, me aperfeiçoando, pois entendo que é assim que podemos modificar a vida das pessoas", relatou. No vídeo, Tati lembrou que foi a primeira mulher a exercer a presidência da Câmara e que por um período, em maio de 2014, foi prefeita interina. Na ocasião, o titular Márcio Búrigo (então no PP, hoje no PL) encontrava-se em missão oficial à Itália e o vice à época, Verceli Coral (PSDB), se licenciou, dando a oportunidade à então vereadora do PSD de assumir o Executivo por sete dias. 

A trajetória política

Tati está sem filiação partidária. Pertenceu ao Cidadania, antigo PPS, até 16 de abril deste ano, quando encaminhou o pedido de desfiliação.

Pelo PSDB, elegeu-se vereadora pela primeira vez em 2008, aos 29 anos, com 2.145 votos. Em 2010 concorreu a deputada estadual, também pelos tucanos, alcançando expressivos 15.146 votos. Em 2012 reelegeu-se à Câmara, já no PSD, com 2.903 votos. Foi a terceira mais votada, atrás somente da atual deputada federal Geovania de Sá (PSDB) e do atual vice-prefeito Ricardo Fabris (PDT, hoje PSD).

Em 2014 foi presidente da Câmara e prefeita interina. Tentou ser vice-prefeita na eleição de 2016. Chegou a ser indicada candidata, e formou chapa com o então deputado estadual Cleiton Salvaro (PSB). Tati, pelo PSD, foi indicada para uma disputa majoritária que começou com alguma empolgação, na medida em que havia o impedimento da candidatura de Clésio Salvaro (PSDB) e o desgaste de Márcio Búrigo (PP, à época) que buscava a reeleição. Porém, logo que a candidatura de Salvaro foi confirmada e consolidada, o primo deputado retirou-se da disputa, deixando Tati sem palanque nem tempo para recompor uma candidatura.

Tati, já no PPS, concorreu a deputada estadual novamente em 2018, alcançando 11.256 votos.

Copyright © 2022.
Todos os direitos reservados ao Portal 4oito