Ir para o Conteúdo da página Ir para o Menu da página
Carregando Dados...
FIQUE POR DENTRO DE TODAS AS INFORMAÇÕES DAS ELEIÇÕES 2024!

Em seis meses, Celesc desativa mais de 400 gatos de energia em Criciúma

Operações foram realizadas nos bairros Mineira Velha, Jardim União e São Sebastião
Por Giovana Bordignon Criciúma, SC, 07/08/2023 - 15:16 Atualizado em 07/08/2023 - 15:29
Foto: Divulgação/PMSC
Foto: Divulgação/PMSC

Quer receber notícias como esta em seu Whatsapp? Clique aqui e entre para nosso grupo

A Celesc identificou e desligou 434 ligações clandestinas (gato) de energia em três bairros de Criciúma somente este ano. O maior número de conexões diretas desligadas estava em imóveis residenciais, totalizando 399 casos. Foram registradas 34 ocorrências em imóveis comerciais e uma em imóvel industrial. Os registros são dos bairros Mineira Velha, Jardim União e São Sebastião.

A soma é resultado de três grandes operações de combate a conexões irregulares de energia realizadas em janeiro, abril e junho deste ano. Além disso, a agência regional também faz desligamentos pontuais de conexões diretas com base em reclamações de clientes e apontamentos feitos por funcionários da própria distribuidora que notam as irregularidades e denunciam.

“Hoje está em torno de 15% de furto e roubo de energia [em Santa Catarina]. Ainda, o menor índice do Brasil. Na Amazônia, por exemplo, chega a 40%, no Rio de Janeiro, 45%”, ressaltou a assessora de Responsabilidade Social da Celesc, Regiane Marlene Dias. “A energia é um bem público, ela precisa ser paga para ser utilizada. Temos um programa, em parceria com a Polícia Civil, que traz essa conscientização para as crianças de que a gente não pode roubar esses materiais”, completou.

Além de oferecer alto risco à vida e afetar a qualidade da energia fornecida aos consumidores regulares da região, o furto de energia é crime com pena prevista de um a quatro anos de prisão segundo o artigo 155 do Código Penal. As denúncias podem ser registradas e acompanhadas de forma online pelo site da Celesc ou pelo telefone 0800 048 0120.

Consumidores devem perceber redução na tarifa

Desde 2022, as perdas da Celesc se encontram abaixo do limite regulatório em 0,9%, com trajetória de redução. Estes ganhos deverão ser refletidos em redução na tarifa de todos os consumidores a partir do próximo processo de revisão tarifária periódica. A companhia realiza cerca de 100 mil inspeções por ano no combate a essas irregularidades.

As cidades que recebem estas fiscalizações são Araranguá, Balneário Arroio do Silva, Balneário Gaivota, Cocal do Sul, Criciúma, Ermo, Forquilhinha, Içara, Jacinto Machado, Lauro Müller, Maracajá, Meleiro, Morro da Fumaça, Nova Veneza, Passo de Torres, Santa Rosa do Sul, São João do Sul, Siderópolis, Sombrio, Treviso e Turvo, Urussanga.

Copyright © 2022.
Todos os direitos reservados ao Portal 4oito