Ir para o Conteúdo da página Ir para o Menu da página
Carregando Dados...
FIQUE POR DENTRO DE TODAS AS INFORMAÇÕES DAS ELEIÇÕES 2024!

Em seis meses, Câmara de Araranguá aprova mais de 100 projetos

O balanço da primeira parte do ano foi feito pelo presidente da casa, o vereador Jair Anastácio 
Por Gregório Silveira Araranguá, SC, 13/07/2022 - 10:48 Atualizado em 13/07/2022 - 10:51
Foto: Divulgação
Foto: Divulgação

Quer receber notícias como esta em seu Whatsapp? Clique aqui e entre para nosso grupo

Os primeiros seis meses do ano foram marcados por aprovações e novidades na Câmara de Vereadores de Araranguá. A Casa legislativa da maior cidade do Extremo Sul do Estado, está sendo comandada pelo vereador Jair Anastácio, que fez um balanço do que foi realizado, até o momento.

Balanço  

“Fazendo um balanço das ações desses primeiros seis meses do ano de mandato à frente do legislativo araranguaense, faço uma avaliação positiva, tudo dentro daquilo que planejamos para esse ano de mandato. É claro que estamos trabalhando em dois vieses, a condução da casa na questão política, que exige muita habilidade e a questão da gestão administrativa, sobretudo com problemas que assumimos já no início do mandato, como os estruturais do prédio da câmara, que de fato precisavam de uma solução", pontua Jair Anastácio, presidente da Câmara de Vereadores de Araranguá.

"Avaliando a parte política, a casa está sendo bem conduzida existe um clima de harmonia entre os colegas vereadores, claro, cada um defendendo aquilo que pensa, defendendo as suas opiniões. Já tivemos, em conjunto com os vereadores, a aprovação de 30 projetos de lei complementar, vindos do poder executivo, também tivemos a aprovação de um projeto de lei complementar do poder legislativo, 17 projetos de lei ordinária, também de autoria do executivo e 73 projetos de lei ordinária de autoria dos vereadores. Aprovamos um projeto de lei substitutivo, 6 projetos de decreto legislativo, 3 decretos legislativos, 29 anteprojetos de lei, 19 pedidos de informação, 47 requerimentos, além das indicações apresentadas em cada sessão”, acrescenta o vereador. 

Na visão do presidente da Casa, o trabalho dos membros do legislativo está sendo bem executado. “Penso que cada vereador está cumprindo com seu trabalho, legislando, propondo, discutindo as matérias, fiscalizando o governo através dos pedidos de informação, extremamente importante que os nossos 15 vereadores estejam imbuídos nessa que é uma das principais prerrogativas de um vereador”, pontua. 

Boa relação

Anastácio também avalia a gestão administrativa da Câmara de Vereadores. "Estamos tendo uma ótima relação com todos os servidores da casa, tanto os efetivos quanto os comissionados, todos muito engajados nos nossos projetos. Nós iniciamos 2022 como o projeto Câmara Cidadã, dando maior espaço para a criação da cidadania. Nesse projeto criamos alguns subitens, como por exemplo: Câmara Inclusiva, onde nós conseguimos, desde fevereiro adotar aqui a interpretações das atividades da câmara com a língua brasileira de sinais, que era um grande sonho, atender essa comunidade com deficiência auditiva. Também estamos adaptando o prédio da câmara com acesso para cadeirantes, ou seja, adaptado para que seja um espaço de acesso para todos os cidadãos”, explica. 

O presidente do legislativo também elenca os projetos da casa voltas à população. “Como dissemos antes, em abril demos continuidade no Câmara na Comunidade, um projeto que iniciou lá no mandato do antigo presidente. Mas esse ano adotamos um novo formato, criando, ao invés de audiências públicas, sessões itinerantes. Estamos indo até as comunidades, discutindo os problemas de cada uma e aprovando isso em plenário para também ser entregue ao executivo”. 

Projetos na pauta

“Nesse mês daremos início ao projeto Câmara Jovem, um trabalho com as escolas do município. Elegemos 15 vereadores jovens, demos posse a eles, elegemos já a mesa diretora e agora iremos iniciar as sessões ordinárias com os 15 vereadores jovens. Esse projeto vai até o final do ano. Também teremos o Câmara Popular. Está previsto até o mês de dezembro. Vamos abrir o balcão da cidadania aqui na Câmara de Vereadores, um espaço que vai estar à disposição do cidadão araranguaense para ajudar a resolver problemas que seja possível nós orientarmos através da câmara", finaliza Anastácio. 

Copyright © 2022.
Todos os direitos reservados ao Portal 4oito