A Associação Empresarial de Criciúma (Acic) realizou nessa segunda-feira, 6, o painel "O Brasil na visão de suas lideranças públicas e empresariais", dando início a uma nova série de encontros que trará ao Sul catarinense grandes nomes da política e da economia para debater cenários e perspectivas do país.
O primeiro evento reuniu o governador de Goiás, Ronaldo Ramos Caiado, como palestrante, e o empresário Ricardo Faria como mediador, diante de uma plateia de mais de 500 pessoas.
"Nosso objetivo é discutir o Brasil e, dessa forma, contribuir para a construção de um país mais justo e próspero para todos. Sem caráter partidário, vamos convidar para esses encontros lideranças públicas e empresariais que tragam para o debate temas relevantes para o país, sob diferentes visões e vivências", ressalta o presidente da Acic, Franke Hobold.
"A Associação Empresarial de Criciúma me deu a oportunidade de falar para uma plateia lotada e discutir o Brasil do futuro. O evento na Acic foi empolgante", resume Caiado."Foi uma satisfação receber Ronaldo Caiado e trocar experiências com um gestor de vanguarda, um governador bem avaliado e que busca compreender as particularidades de cada estado brasileiro", afirma Faria.
Áreas estratégicas
No governo goiano, Caiado tem se destacado pela atuação em áreas estratégicas como segurança pública e educação, temas que pautaram o painel, assim como o debate sobre economia.
Para alcançar uma educação pública de qualidade, o governador defendeu que o gestor da pasta tenha autonomia, mas entregue resultados. "Devemos implantar uma metodologia eficiente e contínua, capaz de manter o interesse dos estudantes. Para isso, é essencial investir em estrutura física, equipamentos, ferramentas pedagógicas e em estímulos a professores e alunos", apontou.
Segurança pública
Na avaliação de Caiado, para manter crianças e jovens nos bancos escolares, preparando-se para a vida profissional, é preciso vencer a concorrência com o crime, por meio do fortalecimento da segurança pública."Devemos usar a inteligência e a força policial para combater o tráfico de drogas e recuperar áreas sob o comando de organizações criminosas, além de adotar políticas rigorosas no sistema carcerário, sem concessão de privilégios aos apenados", frisou.
Economia
O debate avançou também na esfera econômica, abordando temas como o fim da escala 6x1 (ainda em discussão no Congresso Nacional), a isenção do Imposto de Renda para quem recebe até R$ 5 mil — proposta do Governo Federal aprovada recentemente pela Câmara dos Deputados — e a Reforma Tributária, que começa a vigorar em 2026.
Para Caiado, essas duas últimas medidas terão impacto direto nos orçamentos de estados e municípios, reduzindo o volume de recursos destinados a investimentos e serviços públicos.
Santa Catarina
Em sua passagem pela Acic, o governador de Goiás fez elogios ao estado catarinense. "Santa Catarina conseguiu um nível de desenvolvimento, de renda per capita, de profissionalização, de educação, de nível de IDH que é inédito no Brasil. Esse modelo de gestão pública e desenvolvimento regionalizado serve de referência para o país", entende."Estamos em um estado empreendedor, de responsabilidade fiscal, eficiente na educação, e Criciúma se destaca nesse cenário", acrescenta Ricardo Faria, fundador da Granja Faria, com sede em Lauro Müller, e das empresas Insolo, RCF Capital e Global Eggs.
Caiado também conheceu iniciativas como os Prêmios Acic de Língua Portuguesa e de Matemática. "Os empresários deixam um legado que vai além da economia, com uma visão voltada ao município e à região. Esse é um exemplo de gestão compartilhada, entre o setor produtivo e o poder público, que se unem por uma causa em prol do desenvolvimento", enalteceu.