Ir para o Conteúdo da página Ir para o Menu da página
Carregando Dados...
FIQUE POR DENTRO DE TODAS AS INFORMAÇÕES DAS ELEIÇÕES 2024!

Em meio a pandemia, Hemosc segue precisando de doações

Tipos sanguíneos A+, A- e O- são os mais requisitados pelo hemocentro
Por Paulo Monteiro Criciúma - SC , 07/05/2020 - 16:15 Atualizado em 07/05/2020 - 16:16
Foto: divulgação
Foto: divulgação

Quer receber notícias como esta em seu Whatsapp? Clique aqui e entre para nosso grupo

O Hemocentro de Criciúma segue precisando de doações durante o período de pandemia do novo coronavírus. No momento, os estoques mais necessitados são referentes aos tipos sanguíneos A+, A- e O-, os quais estão em “estado de alerta”, mas toda doação é válida e ajuda a manter o abastecimento do local.

“Quem tiver essa tipagem de sangue e tiver boa saúde já pode fazer a doação. Orientamos que, nesse momento, agendem o atendimento para evitar aglomerações no local. Estamos atendendo, mas dando preferência aos pacientes com horário agendado, porque precisamos controlar o fluxo aqui dentro para a nossa segurança e também do doador”, destacou a responsável pelo setor de captação de doadores do Hemosc, Maria Regina Buttner.

Além dos requisitos comuns para doação, como pesar mais de 50kg, ir acompanhado de um responsável se tiver entre 16 ou 17 anos, ou sozinho portando identidade se tiver entre 18 e 60 anos, há também alguns cuidados básicos tomados durante a pandemia. “Pessoas que viajaram para outros países que tiveram casos de Covid-19, orientamos que fiquem em quarentena por 14 dias e, depois, se tiver tudo bem, já pode doar”, afirmou Maria Regina.

Aquelas pessoas que testaram positivos e já estão curadas podem doar sangue 30 dias após a cura. Quem está gripado, no entanto, não pode doar e nem ir à Hemosc, tendo que esperar 15 dias da melhora para então retornar. 

Segundo Maria, é preciso que passem entre 50 à 60 doadores diariamente no Hemosc para que os estoques se mantenham abastecidos. “Há dias em que conseguimos esse ritmo, mas nem todos. Nesse momento estamos fazendo bastante ligações, ligando para os doadores e fazendo de tudo para tornar a estadia deles aqui mais seguras”, disse.

Em Criciúma, o Hemosc fica aberto das 8h15 às 18h30, sem fechamento ao meio dia. Há também uma unidade em Tubarão a qual fica aberta diariamente das 7h30 às 12h30, mas que realizam somente atendimento perante agendamento.
 

Copyright © 2022.
Todos os direitos reservados ao Portal 4oito