Ir para o Conteúdo da página Ir para o Menu da página
Carregando Dados...
FIQUE POR DENTRO DE TODAS AS INFORMAÇÕES DAS ELEIÇÕES 2024!

Em Criciúma, eventos públicos suspensos até dezembro e dúvida na volta dos treinos

Decisão não afeta cerimônias de natureza privada
Por Paulo Monteiro Criciúma - SC , 12/05/2020 - 17:48 Atualizado em 12/05/2020 - 19:13
Foto: arquivo / 4oito
Foto: arquivo / 4oito

Quer receber notícias como esta em seu Whatsapp? Clique aqui e entre para nosso grupo

O prefeito Clésio Salvaro disse em entrevista concedida a rádio CBN nesta terça-feira, 12, que os eventos públicos culturais e esportivos estão suspensos no município até o dia 31 de dezembro. A ação, que não interfere nas cerimônias de natureza privada, é mais uma das medidas preventivas adotadas pela prefeitura municipal, que não acredita que o vírus deixará a cidade ainda neste ano.

“A permanência do vírus em nosso meio não vai cessar agora nesse mês e nem no mês que vem, vai passar as eleições. Acreditamos, pelos testes de amostragem que estamos fazendo, que a permanência do Covid-19 em nosso meio vai ultrapassar 2020. Por isso tomamos muitas decisões, e todos os eventos culturais e esportivos estão suspensos”, declarou o prefeito.

Salvaro destaca a importância de se continuar realizando as amostragens na população para que, então, possa-se ter um melhor conhecimento sobre o vírus na cidade. De acordo com o prefeito, serão realizados 500 testes semanalmente. A última pesquisa divulgada apontou para a confirmação de 8% dos testados, em que todos os confirmados eram assintomáticos.

“As 40 pessoas que testaram positivo não tinham nenhum sintoma. Sem febre, sem falta de ar e problemas de respiração, eram assintomáticas. Vamos continuar a realizar as amostragem, porque isso nos dá uma certeza para tomar decisões mais certas, a probabilidade que temos de errar fazendo testes de amostragens é muito menor”, afirmou.

Atualmente, o município conta com seis pessoas internadas devido ao novo coronavírus. Destas seis, metade está na Unidade de Terapia Intensiva (UTI) e a outra metade na enfermaria. “Tudo sob muito controle”, descreveu Salvaro. O município, visando a retomada das atividades econômicas, vem buscando o retorno do transporte público junto ao governo do Estado - mas ainda sem sucesso.

“As pessoas não usam ônibus, mas estão saindo das suas casas, bairros e vão a outros lugares. Vão 4, 5, 6 pessoas dentro de um carro, 20 pessoas dentro de uma topique - a probabilidade de transmitir o vírus é muito maior dentro desse transporte utilizado hoje do que com o coletivo. Temos uma proposta na assembleia, para colocar o transporte com 50% da população, com máscaras e álcool em gel. Queremos que o governador, que tomou tantas medidas restritivas mas nenhuma preventiva, que pelo menos flexibilizasse esse caso”, destacou Salavro.

Volta dos treinos de futebol 

O governador Carlos Moisés autorizou nesta segunda-feira, 11, o retorno dos treinos de futebol para os clubes catarinenses. Mas, apesar disso, Salvaro destaca que ainda não há certeza se irão ou não acatar a liberação, e que irá conversar com os dirigentes do Criciúma Esporte Clube e o com a Secretaria de Saúde. 

“Eu preciso conversar com o presidente e a diretoria do Criciúma, até porque temos uma relação muito próxima. Todas as decisões em que estou tomando no ponto de vista econômico, a Secretaria de Saúde também acompanha com os seus profissionais. Buscamos equilíbrio entre saúde, vida, negócio e dinheiro”, disse.

Tags: coronavírus

Copyright © 2022.
Todos os direitos reservados ao Portal 4oito