Ir para o Conteúdo da página Ir para o Menu da página
Carregando Dados...
FIQUE POR DENTRO DE TODAS AS INFORMAÇÕES DAS ELEIÇÕES 2024!

Em Criciúma, empresas poderão gerar empregos dentro da Penitenciária Sul

Sem precisar arcar com diversos encargos trabalhistas, entidades têm até o dia 30 para se habilitarem no edital
Por Paulo Monteiro Criciúma - SC, 23/06/2021 - 10:04 Atualizado em 23/06/2021 - 10:06
Foto: Divulgação
Foto: Divulgação

Quer receber notícias como esta em seu Whatsapp? Clique aqui e entre para nosso grupo

A Secretaria de Administração Prisional e Socioeducativa (SAP) lançou recentemente dois editais de Chamamento Público para ampliar a oferta de vagas de trabalho para detentos de unidades prisionais em Santa Catarina. A Penitenciária Sul, de Criciúma, foi uma das contempladas pela ação do estado, e poderá abrigar a estrutura de uma empresa interessada para a geração de mais de 100 empregos.

De acordo com a juíza titular da Vara de Execuções Penais de Criciúma, Débora Rieger, a empresa selecionada terá a vantagem de não precisar arcar com diversos encargos trabalhistas, utilizando a mão de obra do detento. Ainda sim, o preso selecionado para o trabalho será remunerado.

“O empresário que quiser investir e colocar maquinários na unidade prisional fará um contato com o Estado e vai pagar apenas um salário mínimo para o preso. Não tem décimo terceiro, férias e nenhum encargo trabalhista ou fundo de garantia. Desse salário pago, 25% fica para um fundo rotativo para o Estado reaplicar em melhorias no sistema prisional e 75% fica para o preso em uma poupança, em que ele terá direito de retirar a hora que sair da cadeia”, ressaltou a juíza.

Débora ressalta ainda que alguns presos que já aderiram a esses trabalhos internos já arrecadaram valores que os ajudarão a recomeçar a vida fora da prisão, quando forem liberados. Além disso, para o empresário, de acordo com a juíza, tem a certeza de uma mão de obra boa e fiscalizada.

A unidade prisional já está com um pavilhão adequado para receber a empresa, que precisará arcar apenas com o maquinário. Serão 120 vagas ao todo. A inscrição no edital pode ocorrer até o dia 30 de junho, clicando aqui.

Copyright © 2022.
Todos os direitos reservados ao Portal 4oito