Ir para o Conteúdo da página Ir para o Menu da página
Carregando Dados...
FIQUE POR DENTRO DE TODAS AS INFORMAÇÕES DAS ELEIÇÕES 2024!

Em Criciúma, 95 imóveis em má conservação apresentam riscos

Nos últimos dois anos, proprietários foram notificados em 176 construções; 27 passam por processo de recolhimento ou demolição
Por Heitor Araujo Criciúma - SC, 15/08/2019 - 17:33
Foto: Arquivo / 4oito
Foto: Arquivo / 4oito

Quer receber notícias como esta em seu Whatsapp? Clique aqui e entre para nosso grupo

Nos últimos dois anos, 176 imóveis foram detectados em más condições pela prefeitura de Criciúma e os proprietários notificados para a manutenção. Destes, 95 ainda não apresentaram respostas e podem somar-se aos 27 imóveis que estão em processo de demolição ou recolhimento por parte do poder municipal. A fiscalização urbana recebe através de denuncias, mas também de agentes nas ruas, os locais abandonados ou em péssima conservação que podem apresentar riscos à população.

A lei municipal e o código civil determinam que o proprietário é responsável por manter as construções em boa conservação. Caso contrário, medidas podem ser tomadas pelo poder público. Nos casos de proprietários notificados e que não apresentem as soluções necessárias, uma comissão encarregada pode sugerir à prefeitura a demolição ou se há outra possibilidade para o imóvel: requerer a presença do proprietário, encaminhar ao setor da prefeitura para fazer uma limpeza e depois fazer a cobrança, ou até mesmo a recolha do imóvel. 

Adriando Baptista da Silva, chefe da Divisão de Fiscalização Urbana, aponta como pequeno o número de imóveis que necessitam de reparos no município. "Vejo como muito positivo, um município com mais de 100 mil cadastros de imóveis, ter só 95 casos passíveis de resolução, é uma coisa muito boa e muito positiva. Levantamento como esse nunca existiu. Fazemos um trabalho preventivo e forte na cobrança, para conservar a cidade", 

Terrenos

Adriano também fez uma avaliação sobre os terrenos que apresentam problemas à população. Criciúma tem cerca de 30 mil terrenos baldios e, segundo a fiscalização urbana, o número de reclamações e de multas vêm caindo. "Era um trabalho que nos preocupava. O grande número (de terrenos baldios) favorecia a ter bastante problemas. A fiscalização é intensa, todos os dias os fiscais estão na rua, cobrando e orientando a população sobre a limpeza. O número de notificações era muito maior, hoje os terrenos estão mais conservados e limpos”, indica Adriano.

A recomendação da prefeitura é de que a cada 30 dias se faça a limpeza nos terrenos. De acordo com a divisão de fiscalização, por mês são feitas mais ou menos100 notificações para limpeza e 90% são atendidas, sem a necessidade de multa.

Tags: urbanismo

Copyright © 2022.
Todos os direitos reservados ao Portal 4oito