Ir para o Conteúdo da página Ir para o Menu da página
Carregando Dados...
FIQUE POR DENTRO DE TODAS AS INFORMAÇÕES DAS ELEIÇÕES 2024!

Em Criciúma, 500 crianças na fila da vacina pentavalente

Ministério da Saúde tem apresentado dificuldades em relação aos laboratórios que produzem
Por Erik Behenck Criciúma - SC, 05/12/2019 - 14:46 Atualizado em 05/12/2019 - 14:48
Foto: Reprodução
Foto: Reprodução

Quer receber notícias como esta em seu Whatsapp? Clique aqui e entre para nosso grupo

Não está faltando vacina contra paralisia infantil em Criciúma, o número esteve baixo no fim de novembro, mas o estoque não chegou a zerar. O município apresenta falta de vacinas pentavalente. De acordo com a técnica de enfermagem do setor de Imunização da Prefeitura de Criciúma, Kelly Barp Zanette, o Ministério Público não está conseguindo lidar com a demanda.

“Nós estamos com o estoque zerado da pentavalente, que esse ano teve estoque mais reduzido, isso aconteceu novamente em dezembro. Essa vacina é feita em três doses, aos dois, quatro e seis meses. Nós também não possuímos o reforço, que utilizamos a tríplice bacteriana”, revelou Kelly. A questão não tem relação com a prefeitura, o setor de imunização apenas faz os pedidos.

Segundo ela, aproximadamente 500 crianças aguardam na fila pela vacina pentavalente, que protege como se fosse cinco vacinas individuais. Desde 2012 é oferecida pelo Programa Nacional de Imunizações (PNI), do Ministério da Saúde, ela é aplicada três vezes, nos primeiros meses de vida de um bebê.

“Agora só receberemos vacina no fim desse mês. Eles até mandam e-mail dizendo que estão com estoque reduzido, a informação oficial a gente só tem quando recebe as vacinas. Agora receberemos novamente só no fim de dezembro, para que possamos fazer as aplicações em janeiro”, disse.

A falta de vacinas pentavalente não é um problema apenas de Criciúma. “Nós estamos com problema de distribuição devido aos laboratórios, até de controle de qualidade. O Ministério retrai, para a liberação com qualidade. O estoque está zerado a nível Brasil”, afirmou.

Vacina contra a poliomelite

O número de doses da vacina contra a poliomelite estava baixo na última semana. Na segunda-feira, 2, chegaram 2 mil doses. A distribuição começou na terça-feira, 3, e algumas unidades de saúde ainda estão recebendo nesta quinta-feira, 5. 

“Nós temos duas vacinas, a VIP (Vacina Inativada Poliomielite), que é injetável, essas nós recebemos 1.000 doses e tem a vacina que é usada com 1 ano e três meses, que é a gotinha. As primeiras doses nós são dadas com dois, quatro e seis meses e depois tem o reforço com as gostas, com 1 ano e três meses e 4 anos”, comentou a técnica de enfermagem.

Copyright © 2022.
Todos os direitos reservados ao Portal 4oito