Ir para o Conteúdo da página Ir para o Menu da página
Carregando Dados...
FIQUE POR DENTRO DE TODAS AS INFORMAÇÕES DAS ELEIÇÕES 2024!

Eleições serão seguras, afirma presidente do TSE

Pleito deste foi transferida para o dia 4 de outubro devido à pandemia
Por Marciano Bortolin Brasília, DF, 17/07/2020 - 17:41 Atualizado em 17/07/2020 - 17:49
Foto: Divulgação
Foto: Divulgação

Quer receber notícias como esta em seu Whatsapp? Clique aqui e entre para nosso grupo

Além do adiamento, todo um esquema está sendo formado para garantir segurança nas eleições municipais deste ano. O presidente do Tribunal Superior Eleitoral (TSE), Luís Roberto Barroso, falou das medidas adotadas durante o evento Expert XP 2020.

O primeiro turno aconteceria no dia 4 de outubro, mas foi transferida para o dia 15 devido à pandeia do novo coronavírus (Covid-19). Nas cidades que têm segundo turno, os eleitos voltam às urnas no dia 29 de novembro. “Eu mesmo trabalhei junto ao Congresso Nacional no sentido do adiamento porque o TSE se aconselhou com as principais autoridades na epidemiologia, médicos sanitaristas, biólogos e até mesmo um físico especializado em modalidade de epidemia e todos recomendaram o adiamento. Não para o ano que vem, mas por algumas semanas. A compreensão médica é que no final de setembro a doença estará em uma curva descendente e nós teremos algumas semanas e realizando as eleições em 15 de novembro a epidemia estará em níveis muito menos importantes do que os níveis de hoje”, salienta.

Barroso fala ainda das medidas que estão sendo adotadas para garantir a segurança durante o pleito. “Conseguimos realizar uma aproximação interessante e a consultoria sanitária das eleições será feita pelo Fiocruz, pelo Hospital Sírio Libanês e pelo Hospital Albert Einsten. Vamos fazer com o apoio destes hospitais e dos especialistas que já designaram um protocolo, uma cartilha com o passo a passo para os mesários, garantir a segurança dos mesários, eleitores, fiscais, a segurança.
Estamos trabalhando para prover o máximo de segurança possível. Estamos em contato com a iniciativa privada para obter máscara, álcool gel, possivelmente canetas, papel toalha, luvas. Estamos fazendo o levantamento dos itens e quantidades. Vamos fazer uma chamada pública para que as entidades de classe possam se apresentar para colaborar neste projeto das eleições em segurança para o Brasil”, finaliza.

Tags: coronavírus

Copyright © 2022.
Todos os direitos reservados ao Portal 4oito