Ir para o Conteúdo da página Ir para o Menu da página
Carregando Dados...
FIQUE POR DENTRO DE TODAS AS INFORMAÇÕES DAS ELEIÇÕES 2024!
Exclusivo

Eleições 2022: Pesquisa aponta vitória de governador Carlos Moisés em Criciúma

Dados do IPC Pesquisa mostram que o atual governador lidera em pesquisa estimulada e espontânea, com senador Jorginho Mello em segundo.
Por Gregório Silveira Criciúma, SC, 03/05/2022 - 07:45 Atualizado em 04/05/2022 - 21:34
Foto: Secom
Foto: Secom

Quer receber notícias como esta em seu Whatsapp? Clique aqui e entre para nosso grupo

Um levantamento do IPC Pesquisas, encomendado pela rádio Som Maior e portal 4oito e divulgado nesta terça, dia 3, indica que o atual governador de Santa Catarina Carlos Moisés (Republicanos) vence em todos os cenários propostos dentre os eleitores de Criciúma. Moisés varia entre 26,7% e 31,2% nas pesquisas estimuladas – ou seja, em que uma lista de candidatos é apresentada ao entrevistado. Em segundo lugar aparece o senador Jorginho Mello (PL), pontuando na casa dos 20%.

Os levantamentos mostram que tanto Raimundo Colombo (PSD) quanto Esperidião Amin (Progressistas) estão empatados tecnicamente com Jorginho Mello quando há apenas um deles na disputa. Além disso, na pesquisa espontânea, feita antes de o entrevistador apresentar uma lista de candidatos, 70% dos entrevistados não sabem em quem votar ou não votarão em ninguém. O levantamento foi feito entre os dias 29 e 30 de abril. Confira abaixo os dados da pesquisa espontânea e os seis cenários apresentados aos entrevistados.

Pesquisa espontânea de intenção de voto

Na pesquisa espontânea – quando não são apresentados os candidatos –, foi feita a seguinte pergunta: Se a eleição para governador de Santa Catarina fosse hoje, em quem você votaria? O número de eleitores indecisos representa a ampla maioria, com 65,7%; dos entrevistados, 4,3% disseram que não votariam em ninguém. Carlos Moisés lidera com 14,3%. Os demais candidatos não chegam a 10%.

A pesquisa também traçou seis cenários possíveis. Confira:

Cenário A, com os pré-candidatos dos principais partidos

Numa pesquisa estimulada com os pré-candidatos dos principais partidos, o governador Carlos Moisés aparece com 26,7%. Em seguida, Jorginho Melo, Raimundo Colombo e Esperidião Amin estão tecnicamente empatados.

O IPC também montou cenários com combinações distintas de candidatos, mantendo Carlos Moisés e Jorginho Mello em todos os quadros. Confira:

Cenário B: Com Amin, Décio Lima, Gean Loureiro e Odair Tramontin

Sem o ex-governador Raimundo Colombo, Carlos Moisés chega a 28,8%. Em seguida, Jorginho Melo marca 18,8%, e Esperidião Amin vai a 17%, tecnicamente empatados. Os demais não chegam a 10%.

Cenário C: Com Raimundo Colombo, Décio Lima e Odair Tramontin

No cenário com Raimundo Colombo, Décio Lima e Odair Tramontin, Carlos Moisés vai a 28,2%. Em seguida, Jorginho Melo marca 20,3% e Raimundo Colombo vai a 18,5%, ficando tecnicamente empatados. Os demais não chegam a 10%.

Cenário D: Com Raimundo Colombo, Odair Tramontin e Dário Berger 

Sem o ex-governador Esperidião Amin, e com Dário Berger em vez de Décio Lima, Carlos Moisés vai a 28,7%. Em seguida, Jorginho Melo marca 20,3% e Raimundo Colombo vai a 19%, ficando tecnicamente empatados. Os demais não chegam a 10%.

Cenário E: Com Odair Tramontin, Décio Lima e Gean Loureiro

Em um cenário com Odair Tramontin, Décio Lima e Gean Loureiro, Carlos Moisés chega a 30,5%. Em seguida, Jorginho Melo marca 23,7%. Os demais candidatos não chegam a 10%.

Made with Flourish

Cenário F: Com Odair Tramontin, Dário Berger e Gean Loureiro

Em um cenário com Dário Berger, Carlos Moisés vai a 31,2%. Em seguida, Jorginho Melo pontua 20,3%. Os demais candidatos não chegam a 10%.

A pesquisa quantitativa de intenção de votos do eleitorado de Criciúma, encomendada pela rádio Som Maior Ltda e realizada pelo Instituto de Pesquisa Catarinense EIRELI, o IPC Pesquisa, foi divulgada nessa terça-feira, 3, no programa Adelor Lessa. A margem de erro máxima é de 4%. Os dados foram coletados nos dias 29 e 30 de abril de 2022 e o nível de confiança é de 95%. Ao todo foram entrevistadas 600 pessoas. Os dados referentes à pesquisa eleitoral das Eleições 2022 no Estado de Santa Catarina foram protocolados sob o número SC- 09902/2022 e número BR- 02606/2022, registrados no sistema de registro de pesquisas eleitorais em 27/04/2022 estado apta a divulgação a partir do dia 03/05/2022.

 

Copyright © 2022.
Todos os direitos reservados ao Portal 4oito