Ir para o Conteúdo da página Ir para o Menu da página
Carregando Dados...
FIQUE POR DENTRO DE TODAS AS INFORMAÇÕES DAS ELEIÇÕES 2024!

Educação se destaca como vocação

Lideranças ainda lutam para que prédio próprio do curso de Medicina seja concluído
Por Bruna Borges Araranguá, SC, 02/04/2019 - 09:01
Fotos: Daniel Búrigo / A Tribuna
Fotos: Daniel Búrigo / A Tribuna

Quer receber notícias como esta em seu Whatsapp? Clique aqui e entre para nosso grupo

Cidade referência no Extremo Sul Catarinense, Araranguá chama a atenção por seu comércio forte, mas também mantém as tradições da agricultura. Porém, nos últimos anos, uma nova vocação começou a surgir na cidade e é nela que boa parte da população e das lideranças apostam como alavanca para o desenvolvimento do município.

Essa alavanca é a educação. Endereço de algumas instituições de ensino técnico e superior, a Cidade das Avenidas é uma entre poucas catarinenses que possui um campus da Universidade Federal de Santa Catarina (Ufsc). Em 2018, com a autorização pelo Ministério da Educação (MEC) do início do curso de Medicina, essa vocação para a ecuação se fortaleceu ainda mais. Consolidar um curso de Medicina da Ufsc era uma das bandeiras mais fortes e antigas de Araranguá.

“Já tínhamos a agropecuária muito forte, também o comércio, a indústria, mas agora temos um esteio que, esse sim, considero o maior esteio do crescimento de Araranguá, que alicerça o nosso crescimento, que é a educação”, afirma o prefeito Mariano Mazzuco. 

Prefeito Mariano Mazzuco

“Temos universidades particulares, a FVA, a Unisul, entre outras, também temos o Instituto Federal e temos a Universidade Federal, que nos brindou no último ano com o primeiro vestibular do curso de Medicina. É um presente que Araranguá ganhou, além de outros cursos. Com a presença dessas instituições, eu acredito que Araranguá está mais alicerçada para o crescimento”, acrescenta o chefe do Poder Executivo.

O pensamento é compartilhado também pelo vice-presidente da Associação Empresarial de Araranguá e do Extremo Sul Catarinense (Aciva), Alberto Sasso de Sá. “Hoje eu diria que Araranguá é um polo educacional. Nós temos Ufsc, nós temos Unisul, a FVA, fora todas as outras instituições de ensino à distância, que são várias. Araranguá, com relação à economia, talvez o polo educacional seja um setor que a gente possa destacar”, declara Sá. 

Vice-presidente da Aciva

Prédio em construção

Os primeiros médicos que serão formados em Araranguá já começaram as aulas em 2018, mas eles ainda aguardam a conclusão do prédio que está sendo construído exclusivamente para abrigar as salas de aula e laboratórios do curso, no Bairro Mato Alto. A conquista é também uma das lutas de entidades como a Aciva.

“Hoje nós temos a demanda da Ufsc, que tem o curso de Medicina aqui em Araranguá, mas que ainda não tem a estrutura necessária. Hoje quem passa no campus da Ufsc, no Bairro Mato Alto, vê que tem um esqueleto do prédio da Medicina, que foi uma verba que a comunidade conseguiu de uma emenda parlamentar”, comenta Sá. “Essa está sendo uma outra luta aqui da Aciva, que hoje é a principal luta em relação a grandes pautas. O curso já existe, mas agora precisamos estruturar”, complementa.

Benefícios diversificados

Mesmo que ainda funcionando em um endereço provisório, o curso de Medicina da Ufsc Araranguá já começa a trazer benefícios para a cidade. De acordo com o prefeito, as consequências são diversas e todas vistas de forma positiva.

“É uma realidade positiva em todas as questões. Se for pensar em um curso de Medicina como forma de levar o nome de Araranguá, ele vai ser levado a todo o Brasil, porque as pessoas vão pelo menos descobrir que existe a cidade acessando o curso de Medicina. Outro fator positivo é a vinda de professores e de alunos, são mudanças culturais que acabam acontecendo”, pontua Mazzuco.

“E também o desenvolvimento da área da saúde, porque com um curso de Medicina, o aluno faz residência aqui em Araranguá e automaticamente se espera que venham outros cursos na área da saúde, como já temos Fisioterapia. Então, é algo que temos a certeza de que cresceremos bastante em todos os aspectos, inclusive no de costumes e cultural”, coloca o prefeito. 

Novos tempos para a saúde

O início das atividades do curso de Medicina na Universidade Federal não foi o único fato recente positivo para a saúde da cidade. Também em 2018, mudanças no Hospital Regional de Araranguá (HRA) Afonso Ghizzo e a inauguração da Policlínica Regional marcaram de forma positva o setor.

Com atendimento 100% pelo Sistema Único de Saúde, o HRA é uma referência para a região e atende principalmente os 15 municípios da Amesc com uma equipe de aproximadamente 400 funcionários e um corpo clínico de mais de 80 médicos. Após passar por períodos de crise, a unidade, que é responsabilidade do Governo do Estado, mudou de gestão em novembro do ano passado e passou a ser administrada pelo Instituto Maria Schmitt (Imas). 

Também em 2018 foram inaugurados no Regional os leitos da UTI neonatal. A estrutura era uma reivindicação de 20 anos e é utilizada para o tratamento de bebês que nascem prematuros ou com algum problema de saúde. Anteriormente, era necessário buscar leitos em outros hospitais, em cidades mais distantes. Para custear, o Estado libera R$ 400 mil por mês. 

Já a Policlínica Regional, inaugurada em dezembro e que está anexa ao hospital, oferece 18 especialidades médicas para pacientes de toda a região Sul Catarinense. A estrutura se tornou uma realidade com o investimento de aproximadamente R$ 12 milhões feito pelo Estado. 

Copyright © 2022.
Todos os direitos reservados ao Portal 4oito