A educação empreendedora desenvolvida pela Abadeus Centro de Inovação Social tem chamado atenção em Santa Catarina pelos resultados obtidos com jovens dos programas sociais. Um exemplo recente foi a participação no Startup Summit 2025, em Florianópolis, em que uma das equipes formadas pela instituição conquistou o primeiro lugar no Innovation Camp, competição que reuniu 20 grupos de diferentes regiões do estado.
Aos 21 anos, o jovem aprendiz da Abadeus, Elison Miller, fez parte da equipe vencedora do Innovation Camp. "Ficamos muito felizes e realizados por competir com equipes qualificadas e conquistar o primeiro lugar. Aprendi que muitas vezes não precisamos reinventar a roda, mas sim aprimorá-la", contou.
Duas equipes da Abadeus chegaram à final entre as cinco melhores classificadas, resultado que mostra a presença da instituição no cenário de inovação e empreendedorismo. A equipe vencedora apresentou uma solução voltada à inclusão digital de comunidades em situação de vulnerabilidade.
"Essa vivência foi ainda mais significativa porque pude colocar em prática os conhecimentos adquiridos em sala de aula, com o apoio dos professores da Abadeus. O aprendizado sobre empreendedorismo, inovação e sustentabilidade foi essencial para que nossa ideia se destacasse e conquistasse a primeira colocação", concluiu o jovem.
A gestora pedagógica Heluza Brunelli Justo da Silva foi mentora da equipe campeã. Ela reforçou que a conquista não é apenas um troféu, mas um marco na formação dos participantes. "Mais do que competir, eles aprenderam na Abadeus a resolver problemas reais, algo que terão como bagagem para toda a vida profissional", disse.
Mentoria e formação
As equipes foram preparadas ao longo do ano com o apoio da Abadeus. O gerente de inovação, Maicon Canever, destacou a importância do acompanhamento no desenvolvimento dos jovens. "Nossa metodologia é orientada para a cocriação de soluções. Eles mostraram criatividade, maturidade e espírito de equipe. Nosso papel foi dar as ferramentas, mas a vitória foi resultado da dedicação deles", avaliou.
Para a diretora-executiva da Abadeus, Shirlei Monteiro, o reconhecimento nacional simboliza o propósito da entidade em conectar juventude e inovação social. "Essa vitória mostra que investir em jovens é investir no futuro. Eles são protagonistas de soluções que fazem diferença na sociedade, e esse resultado prova que estamos no caminho certo. É o resultado de um trabalho coletivo, de todo o time da Abadeus", afirmou.
Reconhecimento no ecossistema
O Startup Summit, promovido pelo Sebrae, é o maior evento de startups e inovação da América Latina, reunindo mais de 10 mil pessoas, 150 startups e representantes de diferentes países. Segundo o gerente regional Sul do Sebrae/SC, João Alexandre Guze, outras instituições de ensino da região Sul também receberam a oportunidade de participar e estiveram, junto da Abadeus, representando Criciúma no evento.
"Essa imersão no mundo das startups permitiu que eles tivessem contato com soluções inovadoras e modernas para as empresas. A participação da instituição no evento beneficia toda a região e reforça a importância de investir no desenvolvimento dos jovens como agentes de transformação social em nossa comunidade", destacou Guze.
Educação empreendedora da Abadeus forma equipe campeã em competição estadual
Jovens da instituição conquistaram primeiro lugar em prova de empreendedorismo e inovação, em Florianópolis

Quer receber notícias como esta em seu Whatsapp? Clique aqui e entre para nosso grupo