Ir para o Conteúdo da página Ir para o Menu da página
Carregando Dados...
DEIXE AQUI SEU PALPITE PARA O JOGO DO CRICIÚMA!

Eduardo de Biasi é apresentado pelo Criciúma: 'Sempre desejei voltar'

Volante já reestreou contra o Avaí e deve seguir no time titular

Por Davi Brabos Criciúma, SC, 14/01/2026 - 10:20 Atualizado há meio minuto
Volante estava no futebol da Coreia do Sul - Foto: Enio Biz/4oito/Som Maior
Volante estava no futebol da Coreia do Sul - Foto: Enio Biz/4oito/Som Maior

Quer receber notícias como esta em seu Whatsapp? Clique aqui e entre para nosso grupo

O volante Eduardo de Biasi foi apresentado oficialmente pelo Criciúma, na manhã desta quarta-feira (14). O atleta, que completou 29 anos no dia 9 de janeiro, foi revelado pelas categorias de base do Tigre, onde jogou de 2018 até 2021.

No último domingo (11), o meio-campista fez sua reestreia pelo Criciúma, sendo titular no clássico contra o Avaí, no Estádio Heriberto Hülse. O confronto marcou a primeira vitória da equipe carvoeira no ano. 

LEIA MAIS

Retorno

Aos 29 anos, Eduardo irá integrar o elenco do Tigre para a temporada 2026 - Foto: Celso da Luz/Criciúma

Quatro temporadas após a saída, Eduardo retorna ao clube que o revelou. Agora, mais experiente, ele irá fazer parte do elenco para a temporada 2026, nas disputas do Campeonato Catarinense e da Série B do Brasileirão. "Só agradecer pela oportunidade, e dizer que eu estou muito feliz", destaca o atleta, na apresentação oficial. "Quando eu saí, eu sempre desejei voltar", reforça.

Irmão mais novo do lateral-direito Ezequiel, também revelado pelo Criciúma, Eduardo valoriza sua relação com o Criciúma, clube que diz ser torcedor desde criança. "Sou aqui de Treze de Maio, a gente sempre foi torcedor do Criciúma. O meu irmão começou aqui também. O cara pega amor sempre acompanhando os jogos", conta.

Ele lembra ter recebido uma oportunidade de testes em 2010, ter integrado o grupo profissional a partir de 2015, vindo a ter sequência em 2018. "Aí depois em 2018, 2019, 2020 e 2021, e aí depois até a minha saída", cita. Eduardo destaca também o momento difícil do Criciúma na época, mas relembra com carinho do retorno para a Série B, em 2021. "Foram três anos e meio de sofrimento, mas os últimos seis meses foram bem importantes, foi bem gratificante com o acesso à Série B", diz.

Esperança de títulos

Questionado na coletiva sobre a expectativa para a temporada, o volante frisou a busca por títulos, principalmente no Campeonato Catarinense, que pode ser o primeiro troféu de sua carreira. "É sempre muito difícil, ainda mais esse ano que está bem curto o calendário", avalia. "O Criciúma, como a gente sempre fala, entra para ser campeão, e esse ano não vai ser diferente", espera. "Nosso time tem muita margem para evoluir, tenho certeza que a gente vai ir forte pelos títulos esse ano", conclui o reforço.

Clássico Norte-Sul

Eduardo está relacionado e deve ser titular no clássico contra o Joinville, na noite desta quinta-feira (15), na Arena Joinville. O Criciúma não vence o Coelho fora de casa desde 2020, em um duelo no qual o meio-campista estava em campo. "Pra falar a verdade, não lembro desse jogo, faz um pouco de tempo mas sempre contra o Joinville é um jogo difícil", opina.

Em 2025, apesar de não ter perdido para o JEC, o Tigre foi eliminado pelo rival no estadual e na Copa Santa Catarina. "Ficou no passado, agora é um novo ano, um novo jogo e tenho certeza que a gente está bem preparado", diz Eduardo.

Relação com a torcida

Formado na Base Carvoeira, Biasi recorda o tratamento que teve da torcida quando subiu ao profissional, e compara com o tratamento atual, já mais experiente. "Ninguém quer saber se tu é da base ou se tu é experiente, eu acho que todo mundo quando está no profissional é cobrado da mesma forma", disse.

Ele ainda retoma a pauta do momento que subiu ao time de cima. "Quando eu comecei a jogar eram épocas difíceis e a maioria da época foi difícil, tirando os últimos seis meses. E voltando agora, claro que o cara tem a responsabilidade de ser um cara mais experiente e procurar ajudar os mais jovens", pondera.

Eduardo Baptista

Volante trabalhou com Eduardo Baptista no Novorizontino - Foto: Celso da Luz/Criciúma

Em 2024, Eduardo Biasi trabalhou com o treinador Eduardo Baptista, no Novorizontino. Ele informou não ter conversado com o técnico durante as negociações, mas disse ter um papel fundamental de Baptista para o retorno. "Sei a forma que ele trabalha, a forma que ele joga, então para mim ia ser mais fácil de adaptação. Eu acho que é muito bom voltar a trabalhar com ele", revela.

Ele finaliza a apresentação destacando se identificar com a forma de trabalho do comandante. Futebol não tem muito segredo, é trabalho, e eu vejo da mesma forma como ele vê.,Tem que dar a vida nos treinamentos, porque aí vai chegar nos jogos e vai sobrar, e consequentemente a gente vai alcançar os nossos objetivos", encerra.

Copyright © 2026.
Todos os direitos reservados ao Portal 4oito