A transferência do trecho da BR-101 que compreende o Morro dos Cavalos para a concessão da CCR (Motiva) foi a proposta unânime entre os presentes durante a reunião do Fórum Parlamentar Catarinense, realizada nesta sexta-feira (26), na sede da ACIC (Associação Empresarial de Criciúma). A medida é vista como a alternativa mais rápida e viável para a execução dos túneis na região, considerada um dos maiores gargalos logísticos de Santa Catarina.
A proposta prevê estender a concessão da CCR até o km 176 da BR-101, no início do contorno viário de Florianópolis, permitindo à concessionária assumir as obras no Morro dos Cavalos. A empresa já administra o trecho sul da rodovia federal e possui a menor tarifa de pedágio do Brasil, o que, segundo os parlamentares, garante condições sustentáveis para incorporar o novo trecho.“A CCR tem estrutura, experiência e condições de realizar essa obra com mais agilidade. O Tribunal de Contas da União (TCU) precisa autorizar a extensão contratual. Se isso acontecer, o Ministério dos Transportes já sinalizou positivamente para a proposta”, afirmou o deputado federal Pedro Uczai (PT), coordenador do fórum.
Contorno e túneis podem avançar juntos
Uczai também destacou que o Ministério dos Transportes não descartou a proposta de contorno apresentada pelo Governo do Estado, mas ressaltou que essa alternativa exige pelo menos 12 meses para a realização do EIA-RIMA (Estudo e Relatório de Impacto Ambiental) e desenvolvimento do projeto executivo. Por isso, enquanto o contorno ainda está em fase inicial de estudo, os túneis seguem como a prioridade da bancada.“O ministro deixou claro que os dois projetos podem andar juntos. Mas os túneis têm viabilidade técnica e apoio da comunidade indígena e de entidades como FIESC e Fetrancesc. Então, é possível iniciar por essa alternativa mais madura”, afirmou.
Pressão política por solução
O tema do Morro dos Cavalos dominou os debates no fórum. O deputado Ricardo Guidi (PL) reforçou que a obra é prioridade absoluta da bancada catarinense. “Se for colocada em votação entre as prioridades, ganha de forma redundante”, disse. O prefeito de Criciúma, Vagner Espindola (Vaguinho), alertou para o desgaste da espera por uma solução. “Há muito tempo falamos sobre o Morro dos Cavalos. O impacto econômico é evidente, mas o orçamento é limitado. É preciso vontade política e pressão para que a obra saia do papel", destacou.
O presidente da ACIC, Frank Hobold, destacou que o trecho e essa mobilização é a prioridade número um. "Até hoje, a gente não pode deixar o assunto morrer, ele não pode ser só lembrado quando tem problema", afirmou.
Outras pautas discutidas
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Déficit habitacional e a busca por mais recursos federais
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Apoio à indústria do plástico, com defesa da PEC 34, que reconhece a importância do setor para o estado
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Preocupações com a APA da Baleia Franca, especialmente em municípios como Jaguaruna e Praia Grande, onde a linha demarcatória pode comprometer o desenvolvimento local e causar a perda de empregos
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Reivindicações de infraestrutura e ampliação dos Institutos Federais (IFSC e UFSC) em Araranguá, Criciúma e Tubarão, com ênfase em acessibilidade, salas de aula e áreas de convivência
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Demandas por melhorias em hospitais da região, como a fundação hospitalar de Lauro Müller e o Hospital Santa Terezinha.