Ir para o Conteúdo da página Ir para o Menu da página
Carregando Dados...
FIQUE POR DENTRO DE TODAS AS INFORMAÇÕES DAS ELEIÇÕES 2024!

“É um dia de festa, de alegria, nós celebramos a mãe de Deus e nossa mãe”

Nossa Senhora Aparecida, Mãe e Padroeira do Brasil, é memorada nesta quarta-feira (12)
Por Giovana Bordignon Içara, SC, 12/10/2023 - 07:20
Foto: Fabio Rodrigues Pozzebom/Agência Brasil
Foto: Fabio Rodrigues Pozzebom/Agência Brasil

Quer receber notícias como esta em seu Whatsapp? Clique aqui e entre para nosso grupo

“É um dia de festa, de alegria, nós celebramos a mãe de Deus e nossa mãe”, frisa o padre Jadilson Tasca, pároco da Paróquia Nossa Senhora Aparecida, em Içara. Nesta quinta-feira (12), os católicos comemoram o tão esperado dia da Padroeira do Brasil. Para os cristãos, ela representa uma imagem de esperança, amparo e é considerada a mãe do povo brasileiro.

O feriado em homenagem a data acontece desde 1980, contando com diversas celebrações pelo país. Nossa Senhora Aparecida, de acordo com a crença católica, é requisitada por fiéis em momentos que estão em aflição e precisam de ajuda.

“Maria é essa esperança. Quando tudo está perdido, ela vem, ela que observa, ela sabe, ela acompanha, ela é esse sinal de salvação”, ressalta o padre Jadilson. Nossa Senhora representa a fé de um povo que, muitas vezes, se encontra aflito diante das dificuldades. Maria é considerada um sinal da graça de Deus.

“Maria é essa esperança. Quando tudo está perdido, ela vem, ela que observa, ela sabe, ela acompanha, ela é esse sinal de salvação”, ressalta o padre.

A pesca milagrosa

De acordo com a igreja católica, a imagem dela foi encontrada por pescadores no Rio Paraíba do Sul, em São Paulo, em 1717. A imagem da santa chegou até três pescadores em dois pedaços – primeiro o corpo e depois a cabeça. Como a imagem foi “aparecida” aos poucos, foi considerado que o episódio se encaixa perfeitamente com o nome, sendo também um milagre.

“Essa imagem se tornou amparo na vida dos brasileiros, traz o sentido de continuar mesmo que a nossa vida esteja quebrada. Nós sempre vamos buscar na mãe esse amparo”, diz o pároco. E foi ali que a imagem permaneceu, na casa de um dos pescadores, até 1732. Quando foi construída a primeira capela dedicada a Nossa Senhora.

O povo da comunidade se reuniu em torno da imagem para agradecer, orar, pedir e, principalmente, rezar o Santo Terço. E foi em 1980 que o Papa João Paulo II, solenemente, consagrou a nova Basílica, o Santuário Nacional de Nossa Senhora Aparecida, onde a imagem se encontra até hoje.

Foto: Valter Campanato/Agência Brasil 

Filho, eis aí a tua mãe!

Padre Jadilson destaca que Nossa Senhora não é autora dos milagres, mas é a mãe, e está sempre atenta a ouvir os pedidos de seus filhos. “Ela é a rainha padroeira do Brasil. Quando estamos com a mãe, ela nos leva ao encontro de Jesus Cristo. Maria é aquela que anuncia, que nos aponta diante de tantos milagres, que não foi ela que fez, mas foi por meio dela que chegamos a Jesus”, completa.

No evangelho de São João (19,25-27), a escritura diz: Naquele tempo, perto da cruz de Jesus, estavam de pé a sua mãe, a irmã da sua mãe, Maria de Cléofas, e Maria Madalena. Jesus, ao ver sua mãe e, ao lado dela, o discípulo que ele amava, disse à mãe: “Mulher, este é o teu filho”. Depois disse ao discípulo: “Esta é a tua mãe”. Daquela hora em diante, o discípulo a acolheu consigo.

Imagem de graça e esperança

A liturgia desta quinta, dia de Nossa Senhora Aparecida, é sobre o primeiro sinal de Jesus (João 2,1-11), quando Ele transforma a água em vinho e Maria diz ‘fazei tudo o que ele vos disser’. Então Jesus manda encher as talhas de água e, pela força da oração, transforma a água em vinho.

“Maria representa esse sinal da graça, do amor de Deus, da mãe presente no povo brasileiro”, destaca o padre. “Nossa Senhora Aparecida é muito amada, muito querida por todos nós brasileiros católicos, que acreditamos nessa imagem que foi encontrada quebrada, mas que criou essa linda devoção ao povo brasileiro”, conclui.

Copyright © 2022.
Todos os direitos reservados ao Portal 4oito