Ir para o Conteúdo da página Ir para o Menu da página
Carregando Dados...
FIQUE POR DENTRO DE TODAS AS INFORMAÇÕES DAS ELEIÇÕES 2024!

Duas realidades na Barra Velha

Região é dividida entre Balneário Rincão e Araranguá
Por Erik Behenck Balneário Rincão - SC, 28/01/2020 - 15:29
Foto: Luana Mazzuchello
Foto: Luana Mazzuchello

Quer receber notícias como esta em seu Whatsapp? Clique aqui e entre para nosso grupo

Uma parte da Barra Velha pertence ao Balneário Rincão e o outro lado para Araranguá, só que todos os eleitores votam na cidade litorânea. Esse foi um dos temas do Som Maior Verão desta terça-feira, 28, destacando como o lado araranguaense vem sofrendo com a falta de cuidados ao longo dos últimos anos.

“Quando o Jairo era vereador estava nessa batalha para anexar Ilhas à Barra Velha. Com certeza não vai afetar em nada, inclusive foi solicitado uma permuta, onde o Rincão ficaria só com a parte seca e Araranguá com a parte que tem água. Só queremos a parte seca, onde tem moradores”, comentou o secretário da associação de moradores Juceli Eufrásio.

Uma das reclamações atuais é que não passam ônibus durante o fim de semana. Atualmente entre 1.000 e 1.200 pessoas moram na Barra Velha de maneira fixa, sendo que durante o verão este número aumenta três vezes. Outra reclamação referente a divisão entre os dos municípios é que algumas pessoas do lado de Araranguá recebem atendimentos no Rincão, ainda assim, não querem ceder as terras.

A falta de estradas até Ilhas também preocupa, as que existem, estão em péssimas condições. “Nós iniciamos um baixo assinado, onde mais de 60 pessoas assinaram. Eu tenho comigo todo o projeto, não queremos abertura de rua, mas apenas a revitalização de Ilhas até Barra Velha. Tem uma ponte construída na década de 1970, que não é usada para nada”, citou Eufrásio.

Essa revitalização tem aproximadamente 3 quilômetros de extensão, mas segundo Eufrásio, está emperrada em órgãos ambientais. Por outro lado, não faz muito tempo que uma estrada foi pavimentada, facilitando o acesso na parte da Barra Velha que pertence ao Balneário Rincão, outro pedido antigo que demorou para ser cumprido.

“Sempre foi um pedido da Barra Velha, de mais de 20 anos. A vida melhorou muito, os moradores queriam sair da Barra Velha, mas ficaram e investiram em suas casas, outros compraram lotes. A passarela trouxe uma grande vantagem para os turistas e moradores”, destacou o presidente do bairro Barra Velha e professor artes marciais, Sidnei Santos.

Carros na orla

Algo comum nas praias, por mais que tentem bloquear, são carros passando na beira do mar. O morador da Barra Velha, Eremar Antunes, comentou que os próprios habitantes vem tomando medidas contrárias. “Agora os carros pequenos já não vão mais, porque a gente fechou, mas ainda acho que não tá legal. Entre o cercado e a passarela passa muita gente”, disse.

Tags: barra velha

Copyright © 2022.
Todos os direitos reservados ao Portal 4oito