Ir para o Conteúdo da página Ir para o Menu da página
Carregando Dados...
FIQUE POR DENTRO DE TODAS AS INFORMAÇÕES DAS ELEIÇÕES 2024!

Dor crônica: como se livrar desse problema?

1º Workshop em Neurociência da Dor acontece amanhã na Acic e é voltado a profissionais da saúde e acadêmicos
Por Amanda Farias Criciúma, SC, 13/09/2019 - 13:05 Atualizado em 13/09/2019 - 17:09
Divulgação
Divulgação

Quer receber notícias como esta em seu Whatsapp? Clique aqui e entre para nosso grupo

Mau-humor, estresse e até depressão podem ser consequência de um problema que incomoda muita gente – a dor crônica. Seja dor na coluna, enxaqueca, complicação nas articulações, fato é que quando passa a interferir na rotina, torna-se um sério problema. Segundo dados da Sociedade Brasileira de Estudos da Dor (Sbed), pelo menos 37% da população brasileira (60 milhões de pessoas), sentem a chamada dor crônica, que é aquela que persiste por mais de três meses. Neste sábado, 14, acontece o 1º Workshop de Neurociência da Dor, para tratar do tema, que é voltado a profissionais da área da saúde e acadêmicos. O evento é gratuito e ocorre na Acic, a partir das 9h30 e segue até meio-dia.

O objetivo do workshop é gerar conhecimento, informação e fazer com que as pessoas possam encarar a dor de forma diferente. Um dos organizadores do evento, Jonathan Mauricio, que é também fisioterapeuta, explica que com o avanço da ciência, os pesquisadores vêm observando que existe uma nova maneira de tratar a dor.

“Antigamente se usava o modelo biomédico, um modelo antigo, que gera muito medo, muita tensão, onde o paciente fica preocupado. Esse modelo novo faz com que o paciente entenda o que ele tem, encarando de maneira mais positiva. A recuperação é muito mais rápida quando ele entende que a dor é importante e começa a encarar a situação com outros olhos”, explica Jonathan .

Ainda segundo ele, é importante que haja a interdisciplinaridade entre as diversas áreas da saúde, desde a neurociência até a fisioterapia, na assistência ao paciente que sofre de doença crônica. “É preciso haver uma interligação com todos os profissionais da saúde, precisam estar com a mesma linguagem, passando mais confiança ao paciente para solucionar o problema. Por falta de informação, às vezes o paciente faz um tratamento errado. A fisioterapia, por exemplo, além do papel de tratar, tem o papel de educar, que é o mais importante no processo de recuperação”, finaliza Jonathan

Para quem ficou interessado ainda há vagas disponíveis, basta entrar em contato com a organização e reservar a sua vaga. Lembrando que o evento é gratuito e está voltado para profissionais e acadêmicos  da área da saúde. Informações no Whatsapp: 48 99683-1166.

Copyright © 2022.
Todos os direitos reservados ao Portal 4oito