Natural de Forquilhinha, Dom Leonardo Ulrich Steiner, arcebispo de Manaus e primeiro cardeal da Amazônia, foi homenageado, em Sessão Especial Solene, pela Câmara Municipal de Forquilhinha, nessa sexta-feira (18). O religioso teve sua trajetória reconhecida com a inclusão oficial no mural "Filhos Ilustres de Forquilhinha", localizado no plenário do Legislativo.
Dom Leonardo nasceu em 6 de novembro de 1950, filho de Leonardo Steiner e Carlota Arns. Ingressou na Ordem dos Frades Menores em 1972 e foi ordenado sacerdote em 1978, pelas mãos do primo, Dom Paulo Evaristo Arns. Com sólida formação religiosa e acadêmica, Dom Leonardo tem uma longa trajetória de serviço à Igreja Católica, tendo sido bispo da Prelazia de São Félix do Araguaia (MT), secretário-geral da CNBB e arcebispo de Manaus. Em 2022, foi nomeado cardeal pelo Papa Francisco. Neste ano, participou do Conclave que elegeu o novo pontífice, Papa Leão XIV.
"Agradeço à Câmara de Forquilhinha por essa linda homenagem. Saibam que tudo que conquistei foi graças aos aprendizados da minha terra, Forquilhinha. Acredito que sempre temos que ter orgulho das nossas raízes, pois graças a elas temos força e fé. Muito obrigado a todos. Que Deus abençoe sempre", declarou Dom Leonardo, emocionado.
O presidente da Câmara, vereador Célio Alves Elias, destacou o orgulho do povo forquilhinhense pela trajetória do cardeal. "Dom Leonardo leva o nome de Forquilhinha para o mundo com fé, sabedoria e simplicidade. Ter sua imagem eternizada no mural é uma honra para todos nós", disse.
Esta não foi a primeira homenagem concedida a Dom Leonardo pela Câmara Municipal. Em 2021, ele recebeu o Título de Cidadão Benemérito e, em 2022, uma Moção de Aplauso, reconhecendo sua atuação pastoral e seu legado de dedicação ao próximo.
O mural "Filhos Ilustres de Forquilhinha", já homenageia personalidades como Dra. Zilda Arns, Dom Paulo Evaristo Arns, Irmã Norberta Ogniewski e José Luciano da Silva (Zé Queijeiro).