Dois homens foram indiciados pela Polícia Civil por maus-tratos a animais em Araranguá. A conclusão dos inquéritos ocorreu nesta semana, após diligências realizadas pela Divisão de Investigação Criminal (DIC) do município.
O primeiro caso envolveu um idoso de 82 anos, apontado como responsável pelo envenenamento de uma gata no dia 15 de julho deste ano. O animal não resistiu e morreu. A investigação concluiu que o crime ocorreu após desavenças de vizinhança entre o autor e o tutor do felino.
Já o segundo caso apurou a morte de uma cadela comunitária atingida por disparo de espingarda de pressão. O autor foi identificado como um idoso de 75 anos, vizinho de um posto de combustível onde o animal costumava permanecer. A cadela chegou a ser socorrida e submetida a cirurgia, mas não resistiu aos ferimentos.
Ambos os homens foram indiciados pela prática do crime de maus-tratos a animais, conforme previsto no artigo 32, §1º-A, da Lei de Crimes Ambientais (Lei 9.605/1998). A pena pode variar entre dois e cinco anos de reclusão, além de multa.