Ir para o Conteúdo da página Ir para o Menu da página
Carregando Dados...
4

Documentário conta história do início da imigração italiana no sul de SC

Produzido pelo jornalista Júlio Cancellier, filme conta história das famílias que chegaram à Azambuja
Paulo Monteiro
Por Paulo Monteiro Pedras Grandes - SC, 28/04/2021 - 10:11Atualizado em 28/04/2021 - 10:11
Foto: Divulgação
Foto: Divulgação

Há exatos 144 anos, no dia 28 de abril de 1877, cerca de 90 famílias vindas do norte da Itália chegavam à colônia imperial de Azambuja, hoje município de Pedras Grandes. Iniciava-se ali, naquele exato local, a imigração italiana no sul de Santa Catarina, história que acabou virando um documentário produzido pelo jornalista Júlio Cancellier.

Descendente de imigrantes, Júlio conta em 30 minutos como a imigração italiana foi inserida no sul do estado. Sobretudo, a história das famílias que trouxeram essa cultura europeia para a região.

“Essa vinda gerou nos anos seguintes a expansão da imigração. No ano seguinte, em 1878, houve uma nova leva que fundou a cidade de Urussanga, lá em Rio Maior. A cidade de Criciúma, grande polo do sul do estado, veio dois anos depois disso, em 1880. A importância deste documentário está justamente em retratar através de muitas histórias esse primeiro passo gigantesco”, declarou Júlio.

Foram anos de pesquisa sobre a cultura italiana, impulsionada por uma visita do jornalista à Itália. O documentário foi produzido com o apoio da prefeitura de Pedras Grandes que, 144 anos depois, segue marcada pela vinda dos imigrantes.

Confira o documentário: