Ir para o Conteúdo da página Ir para o Menu da página
Carregando Dados...
FIQUE POR DENTRO DE TODAS AS INFORMAÇÕES DAS ELEIÇÕES 2024!

Documentário conta história do início da imigração italiana no sul de SC

Produzido pelo jornalista Júlio Cancellier, filme conta história das famílias que chegaram à Azambuja
Por Paulo Monteiro Pedras Grandes - SC, 28/04/2021 - 10:11 Atualizado em 28/04/2021 - 10:11
Foto: Divulgação
Foto: Divulgação

Quer receber notícias como esta em seu Whatsapp? Clique aqui e entre para nosso grupo

Há exatos 144 anos, no dia 28 de abril de 1877, cerca de 90 famílias vindas do norte da Itália chegavam à colônia imperial de Azambuja, hoje município de Pedras Grandes. Iniciava-se ali, naquele exato local, a imigração italiana no sul de Santa Catarina, história que acabou virando um documentário produzido pelo jornalista Júlio Cancellier.

Descendente de imigrantes, Júlio conta em 30 minutos como a imigração italiana foi inserida no sul do estado. Sobretudo, a história das famílias que trouxeram essa cultura europeia para a região.

“Essa vinda gerou nos anos seguintes a expansão da imigração. No ano seguinte, em 1878, houve uma nova leva que fundou a cidade de Urussanga, lá em Rio Maior. A cidade de Criciúma, grande polo do sul do estado, veio dois anos depois disso, em 1880. A importância deste documentário está justamente em retratar através de muitas histórias esse primeiro passo gigantesco”, declarou Júlio.

Foram anos de pesquisa sobre a cultura italiana, impulsionada por uma visita do jornalista à Itália. O documentário foi produzido com o apoio da prefeitura de Pedras Grandes que, 144 anos depois, segue marcada pela vinda dos imigrantes.

Confira o documentário:

Copyright © 2022.
Todos os direitos reservados ao Portal 4oito