Ir para o Conteúdo da página Ir para o Menu da página
Carregando Dados...
FIQUE POR DENTRO DE TODAS AS INFORMAÇÕES DAS ELEIÇÕES 2024!

Do moderno ao antigo, do clássico ao inovador

CASACOR reúne o melhor da arquitetura e decoração da América Latina em Florianópolis
Por Amanda Farias Florianópolis, SC, 10/11/2018 - 07:45
Fotos: Lio Simas / CASACOR
Fotos: Lio Simas / CASACOR

Quer receber notícias como esta em seu Whatsapp? Clique aqui e entre para nosso grupo

Entre as belas paisagens que tanto atraem turistas a Santo Antônio de Lisboa, um recanto muito especial de Florianópolis, a CASACOR Santa Catarina encontrou abrigo para uma edição muito especial. Foi em um ambiente onde a preservação do que é típico tanto inspira que a Capital abriga, até o próximo dia 25, a sua versão do maior evento de arquitetura da América Latina.

Com o tema “Casa Viva” a CASACOR teve início em 14 de outubro. São 17 franquias espalhadas pelo país e quatro no Exterior. Cinco delas acontecem simultaneamente. “Além de São Paulo, Santa Catarina é o único estado que realiza o evento duas vezes por ano em locais diferentes”, aponta o diretor da CASACOR, Luiz Bernardo. Um veterano do evento, ele encara pela 45ª vez o desafio de alavancar a chancela CASACOR. No seu currículo, estão ainda montagens e direções da franquia em Porto Alegre, Curitiba, Balneário Camboriú, Itapema, Florianópolis e Punta del Este, no Uruguai. 

Começou com ele

Natural de Porto Alegre, Luiz Bernardo foi quem implantou a CASACOR em Santa Catarina, em 1997, e segue auxiliando na montagem do evento para outros estados. Tornou-se um franqueado por meio de um convite mas, antes disso, nunca teve envolvimento com arquitetura. Ele é analista de sistemas e fabricava barcos. Até hoje, gosta de estar em contato com a natureza. “Gosto de preservar o que está feito. Não adianta trazer o moderno destruindo o antigo”.

Segundo Bernardo, não há critérios para a escolha de local para a CASACOR, desde que tenha as características de uma casa. O conceito do evento independe de lugar, mas deve formar uma casa, construir um ambiente e formar um espaço para construir ideias, fazendo com que o público possa se sentir em casa.

“Cerca de 40% das pessoas voltam após visitar a CASACOR. Em Itapema esse ano tivemos 35 mil visitantes, envolvendo mais de 10 mil trabalhadores”, afirma. Além de atrair muitos interessados, a CASACOR aquece a economia e gera empregos. Há a preocupação sustentável, “visto que todo o material é reutilizado para as próximas edições, além de todo o revestimento que fica no local”, observa Bernardo. Ele ressalta que um dos diferenciais é valorizar as empresas que são do próprio estado.
“Preservar o patrimônio e manter a história”, eis o legado que Bernardo pretende deixar. Ao todo, já foram reconstruídos 17 prédios, mas sempre com o objetivo de conservar a história. “Não adianta ter a visão do empresário, que só pensa em dinheiro, tem que ter a visão das pessoas”, complementa.

As principais tendências

Na CASACOR há muitos produtos lançados em 2018 que foram apresentados na Expo Revestir, a “Fashion Week” da arquitetura e design. As principais tendências estão relacionadas com o tema do evento deste ano, “Casa Viva”, e apresentam preocupação sustentável, com o meio ambiente e buscam atrair o sentimento das pessoas. De acordo com a designer de produtos do Grupo Elizabeth, Priscila Braga, “a ideia é trazer um porcelanato que cause boas sensações”.

Este ano, o Grupo Elizabeth leva à CASACOR a coleção Sensations, inspirada na vida, exposta em sete ambientes, causando um impacto emocional nos visitantes. O porcelanato é amadeirado, visto que supre a necessidade das pessoas que buscam aconchego interior. 

Tons terrosos em alta

Mais uma vez em posição de vanguarda, o Grupo Elizabeth antecipou algumas das principais tendências. As principais referências são provenientes das maiores feiras internacionais, Cersaie e Salão Internacional do Móvel de Milão (Isaloni), ambas da Itália, além de diversas pesquisas ao longo do ano. “Depois vem a parte mais difícil, de traduzir para o mercado brasileiro e gosto do brasileiro o que é tendência na Europa”, explica Priscila. Ela acrescenta que “a moda é a primeira a influenciar nas tendências de revestimentos”. Em 2019, estará em realce o porcelanato marmorizado, em contraste com o preto e branco, por ser sofisticado e atemporal, que podem ser utilizados nas paredes e mobiliário. “Os tons terrosos estarão em alta, combinam com o preto e branco e neutralizam as cores”, ressalta. O amadeirado também continuará em alta no próximo ano.

O berço do porcelanato

Nos últimos dois anos, o Grupo Elizabeth tem focado mais nos eventos da CASACOR, principalmente em Santa Catarina, Paraná, Rio Grande do Sul, Mato Grosso, Pernambuco e Paraíba. “O trabalho dá muito resultado, pois é um mercado que se abre. É uma maneira de aproximar os arquitetos e mostrar o nosso produto”, destaca o coordenador de marketing do Grupo Elizabeth, Carlos Gaspar. Ele acrescenta que houve aumento no reconhecimento da marca entre os arquitetos, consequentemente elevando o volume de produtos vendidos.

Para a arquiteta Maria Cecília Benincá, foi possível notar o contato com a natureza com espaços sustentáveis, inovando através da preocupação com o meio ambiente. “Os ambientes são muito funcionais, apesar de serem espaços reduzidos. É contemporâneo, há muitas cores e material diferenciado”, completa.

Copyright © 2022.
Todos os direitos reservados ao Portal 4oito