Depois de um início de semana marcado pelo frio intenso, Santa Catarina deve passar por uma mudança significativa no tempo. A partir de quarta-feira (26), os termômetros começam a subir e as temperaturas podem chegar aos 30°C em algumas regiões do estado.
Segundo a previsão da Defesa Civil, o aumento das temperaturas será gradual e deve se intensificar até sexta-feira (28), com o afastamento da massa de ar frio que atua sobre Santa Catarina e a chegada de condições mais quentes e úmidas.
No litoral, porém, a maior presença de nebulosidade deve limitar a elevação das temperaturas, especialmente nas regiões da Grande Florianópolis, Vale do Itajaí e Litoral Norte. Nessas áreas, a previsão indica chuva fraca e intermitente até quinta-feira (27).
LEIA MAIS:
- Fim de semana terá sol, frio e vento em Criciúma
- Fim de semana será de sol, vento e temperaturas baixas em Criciúma e região
Frio intenso marca o início da semana
A atuação da massa de ar seco e frio de origem polar provocou um amanhecer gelado nesta segunda-feira (24). Durante a madrugada, Bom Jardim da Serra registrou -9,1°C, enquanto São Joaquim e Urupema tiveram temperaturas próximas de -6°C.
Valores negativos e próximos de 0°C também foram registrados em pontos do Meio-Oeste e do Vale do Itajaí, conforme o monitoramento da Defesa Civil.
Nova frente fria deve mudar o tempo
A elevação das temperaturas deve durar poucos dias, pois a partir de sexta-feira (28), chega a aproximação de uma nova frente fria deve provocar mudanças nas condições do tempo em todas as regiões catarinenses.
Há possibilidade de temporais isolados, com raios, rajadas de vento, chuva pontualmente intensa e chance de granizo, principalmente nas áreas próximas à divisa com o Rio Grande do Sul.
A tendência é de que as instabilidades ganhem força a partir de sábado (29), com chuva mais abrangente e persistente. O tempo deve permanecer fechado em parte do estado pelo menos até terça-feira (1º), com os maiores acumulados previstos, inicialmente, para as regiões próximas ao território gaúcho.
Mar segue agitado no litoral
Mesmo com a previsão de aumento das temperaturas, o mar continua agitado no litoral catarinense. Um ciclone extratropical distante da costa, posicionado ao sul da Argentina, influencia as condições marítimas entre o Litoral Sul e a Grande Florianópolis.
A ondulação pode variar entre 2 e 3 metros próxima ao continente, com picos ainda maiores em alto-mar. O aviso da Defesa Civil segue válido, pelo menos, até a manhã de quinta-feira (27).
A recomendação é evitar atividades de navegação, pesca, esportes marítimos e banho de mar enquanto persistirem as condições adversas. A população também deve acompanhar os avisos meteorológicos e as orientações da Defesa Civil ao longo dos próximos dias.
DEIXE AQUI SEU PALPITE PARA O JOGO DO CRICIÚMA!