Ir para o Conteúdo da página Ir para o Menu da página
Carregando Dados...
FIQUE POR DENTRO DE TODAS AS INFORMAÇÕES DAS ELEIÇÕES 2024!

Do Avesso no universo da moda

Estilista Yuri Pizzetti e costureira Raquel Pandossio contaram sobre o processo de criação que fazer moda envolve
Por Paulo Monteiro Criciúma, SC, 23/10/2019 - 16:03
Fotos: Amanda Farias / 4oito
Fotos: Amanda Farias / 4oito

Quer receber notícias como esta em seu Whatsapp? Clique aqui e entre para nosso grupo

Se tem algo que costuma mudar com o passar dos anos, é a moda. Às vezes, basta olharmos para determinado look que já conseguimos dizer qual década ou período histórico tais roupas representam. O Programa Do Avesso recebeu nesta quarta-feira, 23, o estilista Yuri Pizzetti e a costureira Raquel Pandossio, que falaram um pouco sobre o tão vasto mundo da moda.

Apaixonado por roupas e estilos desde sempre, Yuri cursou Design de Moda na Unisul, universidade que lhe deu a chance única de realizar um intercâmbio fora do país. “Foi na Unisul onde eu tive uma ótima oportunidade de ir para a Europa e fazer um curso em Portugal. Esses seis meses de curso que eu fiz em uma escola de artes mundialmente prestigiada realmente me abriu os horizontes, me fez ver que eu tinha um longo caminho pra trilhar”, afirma.

E o destaque como estilista começou ainda na época da faculdade. Yuri comenta há cada seis meses os alunos de Moda deveriam criar e apresentar uma nova coleção - as quais Pizzetti executava muito bem. “Eu sempre me destaquei porque as minhas coleções pareciam muito profissionais, então quem via achava que eu já era estilista e me procuravam”, relembra o estilista, que abriu seu atelier logo após o término da faculdade.

Em uma época de democratização da moda, Yuri afirma que não é possível diferenciar quem tem dinheiro ou não somente olhando suas roupas. Vestir-se bem, sentir-se bem com o seu corpo e usar roupas de acordo com o seu biotipo são algumas dicas dadas pelo estilista.

Segundo Yuri, a moda de passarela difere muito da moda usual, a qual costumamos usar em nosso dia-a-dia. “Na passarela, a moda nem sempre vai ser o que a pessoa vai estar usando diariamente, porque é quando a gente passa uma ideia e um conceito da coleção. Porém, no dia-a-dia, no atelier, a gente cria roupas normais e usuais”, afirma.

Costureira há 20 anos, Raquel destaca que antigamente conseguia identificar o que era tendência na moda antes mesmo de cair no gosto das pessoas - diferente de agora, em que a moda está, segundo ela mesma, muito mais prática. “ A moda mudou, está mais fácil. Não é mais aquela tendência em que todo mundo se vestia igual”

Segundo Yuri, a atual praticidade da moda é essencial para o seu trabalho, já que é graças à essa liberdade que ele consegue criar modelos tão livres e espontâneos. 

Tags: moda do avesso

Copyright © 2022.
Todos os direitos reservados ao Portal 4oito