O Departamento Nacional de Infraestrutura de Transportes (DNIT) confirmou que o trecho catarinense da BR-285, na região da Serra da Rocinha, será concluído até dezembro deste ano. Segundo o superintendente regional em Santa Catarina, Amauri Sousa Lima, os trabalhos de contenção e recuperação do deslizamento avançaram consideravelmente nos últimos meses, após um início mais lento. "A informação é que a conclusão total vai ser, no máximo, até o mês de dezembro, possivelmente em novembro, mas tem algumas coisas que podem ser finalizadas depois, mas a tendência é que a gente finalize até o final do ano a conclusão total do serviço", afirmou.
Além da contenção da encosta, a obra inclui o grampeamento de taludes e a execução de duas grandes cortinas de concreto armado, estruturas estabilizam o terreno e evitam novos desmoronamentos. Também será recuperado um trecho de cerca de 80 metros de pavimento danificado durante os eventos de deslizamento. "Para se ter noção, são duas cortinas, uma de 6 metros e outra de 5,80 metros na parte de baixo. A tendência é que a gente finalize tudo até o final do ano, incluindo as cortinas e o pavimento. É um serviço grandioso e essencial para a segurança da rodovia", destacou o superintendente.
Ainda segundo Amauri, não há, por enquanto, tratativas em andamento no DNIT sobre a possível federalização do trecho estadual entre Timbé do Sul e a BR-101, embora o tema esteja sendo discutido por lideranças locais. Enquanto isso, as obras de pavimentação seguem em andamento entre Belo do Sul e a BR-101, em um esforço para garantir a plena funcionalidade da rodovia, considerada estratégica para o desenvolvimento da região sul de Santa Catarina.
Ouça a entrevista completa: