Ir para o Conteúdo da página Ir para o Menu da página
Carregando Dados...
FIQUE POR DENTRO DE TODAS AS INFORMAÇÕES DAS ELEIÇÕES 2024!

Dive esclarece sobre morte por meningite

Paciente de Cocal do Sul foi vitimada por bactéria não transmissível, por isso estatística dos óbitos não muda
Por Redação Criciúma, SC, 27/06/2019 - 18:36 Atualizado em 27/06/2019 - 18:38

Quer receber notícias como esta em seu Whatsapp? Clique aqui e entre para nosso grupo

A morte de uma mulher de 45 anos, de Cocal do Sul, vítima de meningite, foi alvo de um esclarecimento no fim da tarde desta quinta-feira, 27, pela Divisão de Vigilância Epidemiológica (Dive-SC). Em nota, os técnicos da Dive informam que esta morte não será contabilizada na estatística oficial de óbitos por meningococo pois o falecimento se deu por consequência da bactéria pneumococo.

Confira a nota na íntegra:

Sobre o caso de meningite bacteriana confirmado em Cocal do Sul.

A paciente era uma mulher, de 45 anos. O diagnóstico foi de meningite bacteriana causada pela bactéria Streptococcus pneumoniae (pneumococo)

A paciente tinha comorbidades e foi a óbito hoje (27.6) pela manhã. Um das causas da morte foi a meningite.

Essa bactéria Streptococcus pneumoniae (pneumococo) não é transmissível. Ela faz parte da flora normal do corpo humano, ou seja, todo mundo tem. No entanto, se a pessoa tem uma sinusite ou amidalite, por exemplo, o estado de saúde dessa pessoa pode se complicar e levar a essa meningite. 

Importante! 
Essa morte não foi por meningite bacteriana causada pela bactéria Neisseria Meningitidis (meningococo), por isso o número de óbitos divulgado no dia 24.06 - do boletim - permanece em 3. A bactéria Neisseria Meningitidis é transmissível e pode causar surtos a  Streptococcus pneumoniae (pneumococo) não!

Copyright © 2022.
Todos os direitos reservados ao Portal 4oito