Ir para o Conteúdo da página Ir para o Menu da página
Carregando Dados...
FIQUE POR DENTRO DE TODAS AS INFORMAÇÕES DAS ELEIÇÕES 2024!
Branded Content

Distúrbios da tireoide e suas causas

A tireoide a glândula responsável pela produção e liberação dos hormônios tireoidianos triiodotironina
Por ESPAÇO NATURAE 27/06/2022 - 14:25 Atualizado em 24/08/2022 - 17:02 * Conteúdo de responsabilidade do anunciante

Quer receber notícias como esta em seu Whatsapp? Clique aqui e entre para nosso grupo

“Sabendo da importância da tireoide, é essencial manter acompanhamento médico para diagnóstico e o controle adequado dessa glândula”

A glândula tireoide fica localizada na região inferior do pescoço e tem um formato que lembra uma borboleta. Essa glândula, de acordo com a médica especialista em endocrinologia da Espaço Naturae, Dra. Angela Bongiolo, é responsável pela produção e liberação dos hormônios tireoidianos triiodotironina (T3) e tiroxina (T4) “e eles são muito importantes para regular várias funções do nosso organismo, como coração, cérebro, no processo de crescimento, na fertilidade, entre outros”, destaca.

Ainda segundo a especialista é comum encontrar algumas alterações, como por exemplo os distúrbios funcionais, quando a glândula não produz hormônios de forma adequada: como o hipotireoidismo e hipertireoidismo.  

“No caso do hipotireoidismo, quando há diminuição da produção dos hormônios tireoidianos, alguns dos sintomas são: cansaço, queda de cabelo, unhas quebradiças, sonolência, ressecamento da pele, dificuldade de memória e alterações na menstruação. Já o hipertireoidismo, quando há produção excessiva de hormônios, os sintomas alterações de humor, perda de peso, palpitações, taquicardia, alterações intestinais, entre outros”, explica Dra. Angela.

Fatores ligados aos distúrbios da tireoide

“Existem várias causas ligadas aos distúrbios da tireoide, podendo estar relacionado a fatores genéticos, doença auto imune (quando o próprio sistema imunológico do paciente ataca a tireoide). O diagnostico dessas alterações funcionais é feito por meio de exames de sangue e o tratamento vai depender de cada caso”, assinala a especialista acrescentando: “Um outro distúrbio possível e muito comum é quando há alguma alteração na estrutura da glândula tireoide, como o aparecimento de nódulos”.

Nódulos de tireoide

Os nódulos de tireoide, explica a médica, são muito comuns, afetam mais as mulheres, e a grande maioria deles são benignos. “Quando há suspeita de algum nódulo tireoidiano, o diagnóstico é feito através do exame de ultrassom e o tratamento também vai depender de cada caso”, conta ressaltando que essas são as alterações mais comuns encontradas na tireoide, “mas existem outras possíveis”, revela a Dra. Angela, da Espaço Naturae.

Fatores que podem interferir no funcionamento da tireoide

“Além disso, algumas condições como gravidez, alguns medicamentos podem interferir na interpretação dos exames de tireoide, por isso precisam ser avaliados em consulta para descartar qualquer interferência nos testes de função tireoidiana”, pontua a Dra. Angela enfatizando: “Sabendo da importância da tireoide, é essencial manter o acompanhamento médico para diagnóstico e, caso você já tenha alguma alteração, manter o controle dessa glândula tão importante para o funcionamento adequado do nosso organismo”. 


Dra. Angela Bongiolo: 
Médica formada pela Universidade do Extremo Sul Catarinense (UNESC), com pós graduação em Endocrinologia e Metabologia pela PUC, no Instituto Estadual de Diabetes e Endocrinologia (IEDE), Rio de Janeiro. 
 
 A especialista presta atendimentos em:
Excesso de peso/Obesidade;
Diabetes;
Alterações da tireoide;
Alterações do colesterol;
Menopausa, síndrome ovários policísticos (SOP);
Osteoporose.

Copyright © 2022.
Todos os direitos reservados ao Portal 4oito