Ir para o Conteúdo da página Ir para o Menu da página
Carregando Dados...
FIQUE POR DENTRO DE TODAS AS INFORMAÇÕES DAS ELEIÇÕES 2024!

Direitos autorais e os registros de músicas podem render fortunas

No Do Avesso, músicos ensinam como garantir os seus direitos e não perder composições
Por Erik Behenck Criciúma - SC, 30/05/2018 - 15:48 Atualizado em 30/05/2018 - 16:38
(foto: Mano Dal Ponte)
(foto: Mano Dal Ponte)

Quer receber notícias como esta em seu Whatsapp? Clique aqui e entre para nosso grupo

Direitos autorais de composições podem render um bom dinheiro aos compositores. O Programa do Avesso, da Rádio Som Maior, recebeu o compositor e gestor de marketing, João Gabriel Penatta Alves e o advogado e músico João Paulo Mondardo Rocha, para um papo sobre composições.

“O controle sobre isso se torna muito mais difícil do que antigamente. Antes a transmissão era só pela televisão, onde o autor ia lá tocar num programa de televisão”, destacou João Gabriel, se referindo ao registo de músicas. Apenas uma liberação para cantar uma canção pode custar R$ 15 mil.

Plágios não acontecem apenas nesta área. As sociedades de defesa de direitos autorais surgiram no início do século XX em nosso país. Não contavam com fins lucrativos e na maioria foram fundadas por autores e pessoas ligadas a música. É possível registrar a letra ou mesmo apenas a melodia.

“Se tiver como comprovar e por mais que não tenha feito o registro, pode acionar a Justiça falando que é o pai da obra, informando que um terceiro tirou vantagem”, destacou João Paulo.

Confira o Programa do Avesso completo: 

Copyright © 2022.
Todos os direitos reservados ao Portal 4oito