Ir para o Conteúdo da página Ir para o Menu da página
Carregando Dados...
FIQUE POR DENTRO DE TODAS AS INFORMAÇÕES DAS ELEIÇÕES 2024!

Dieta ou reeducação alimentar: qual a melhor opção?

Nutricionista alerta para procedimentos e riscos na hora de uma ou outra alternativa para perder peso
Por Redação Criciúma, SC, 07/09/2019 - 12:32
Divulgação
Divulgação

Quer receber notícias como esta em seu Whatsapp? Clique aqui e entre para nosso grupo

Emagrecer com saúde e sem recuperar o peso é possível. A reeducação alimentar é um processo de mudança de hábitos alimentares. Consiste em ensinar a pessoa a comer bem, de maneira saudável, sem necessariamente se privar de comidas que goste. Este processo, entretanto, acontece aos poucos e com pequenas mudanças que tornam a alimentação mais saudável e equilibrada.

Quando querem perder peso, muitas pessoas acabam aderindo dietas com restrições, como por exemplo, proteínas e carboidratos. "No entanto, muitas vezes é errado, pois o organismo humano precisa absorver todos os nutrientes necessários para funcionar bem. Muitos deles provenientes de carboidratos e proteínas", explica a nutricionista da Sociedade Recreativa Mampituba, Jaqueline Cornélius.

Segundo a profissional, alguns tipos de alimentos, diferente da crença popular, não precisam ser eliminados completamente do cardápio, desde que sejam consumidos com moderação, equilíbrio e nos horários corretos.

Sem “efeito sanfona”

A nutricionista destaca que, diferente das dietas, a reeducação alimentar minimiza o risco de acontecer o chamado "efeito sanfona", que é quando um indivíduo engorda e emagrece diversas vezes. Isso porque, acontece a reeducação dos hábitos, tornando-os permanentes e não temporários. "A reeducação alimentar também emagrece, mas de forma gradual. As dietas, no entanto, trazem resultados rápidos, mas, ao passo que terminam, você volta a se alimentar como antes, e engorda novamente", esclarece. Por isso, pontua Jaqueline, é importante que haja uma reeducação, pois assim a pessoa permanecerá no peso ideal, desde que continue se alimentando conforme os novos hábitos adquiridos durante a reeducação.

Outros benefícios

Apesar de ajudar também no processo de emagrecimento, a reeducação alimentar não tem essa finalidade apenas. A prática também é efetiva para melhorar a saúde e ajudar a prevenir doenças. "A reeducação alimentar é feita de forma personalizada e, para isso, devem ser orientadas por um nutricionista. Cada pessoa apresenta suas especificidades e, por isso, o processo é feito com base nos nutrientes que cada pessoa precisa", afirma Jaqueline.

Ela explica que também é levado em consideração o histórico alimentar e de vida de cada um. Desta forma, é muito importante que para adotá-la haja um acompanhamento nutricional. É a partir dele que o nutricionista vai avaliar o andamento do processo, se o objetivo está sendo alcançado e se há necessidade de modificações no cardápio. "E é preciso saber: não existe fórmula mágica. A pessoa que deseja perder peso ou seguir uma alimentação mais saudável visando saúde e bem-estar, precisa passar por uma reeducação alimentar aliada a prática de atividades físicas", finaliza Jaqueline.

Onde encontrar?

A nutricionista Jaqueline Cornélius (CRN10 – 7280) realiza atendimento no Centro Estético Esportivo da Sociedade Recreativa Mampituba. Consultas podem ser agendadas no (48) 99673-1349. Para mais informações, ligue: (48) 3431-3000.

Copyright © 2022.
Todos os direitos reservados ao Portal 4oito