Ir para o Conteúdo da página Ir para o Menu da página
Carregando Dados...
FIQUE POR DENTRO DE TODAS AS INFORMAÇÕES DAS ELEIÇÕES 2024!

Dicas na hora de escolher o peixe para a Sexta-feira Santa

Movimento nas peixarias deve aumentar 40% nas próximas horas  
Por Gregório Silveira Balneário Arroio do Silva, SC, 15/04/2022 - 08:12 Atualizado em 15/04/2022 - 08:31
Fotos: Gregório Silveira / 4oito
Fotos: Gregório Silveira / 4oito

Quer receber notícias como esta em seu Whatsapp? Clique aqui e entre para nosso grupo

Sexta-feira Santa, por tradição católica, é dia de não comer carne vermelha. Por esse motivo cresce o movimento nas peixarias. Na do seu Jairo Borges, a Pescados Lagomar, localizada no Balneário Arroio do Silva, o fluxo de clientes foi grande desde as primeiras horas dessa quinta-feira, 14, e deve se intensificar ainda mais amanhã.    

Há cerca de 40 anos no ramo, seu Jairo comemora o retorno em peso dos consumidores. “Vivemos um tempo diferente. Não precisamos mais de máscara e não temos mais aquela dificuldade toda devido a pandemia que tínhamos no ano passado. Com relação ao movimento, as pessoas estão consumindo mais. Na nossa peixaria devemos ter um aumento de até 40% nas vendas devido à Páscoa. Aproveitamos também para fazer feiras em outros municípios já que agora está permitido”, afirma o comerciante Jairo Borges.

A dúvida de muitas pessoas aparece na hora de escolher o peixe. Seu Jairo compartilha sua experiência e dá as dicas.“ Peixe quando você vai escolher tem que repara principalmente os olhos. Observe bem se eles estão brilhando e se a cor do peixe é brilhante também, principalmente a tainha que tem aquela cor mais clara. É bem simples. Às vezes tem o peixe congelado que os olhos não estão tão brilhantes, mas o que importa nesse caso é a forma como ele foi congelado. Se o processo foi feito certo está tudo ok. Tem gente que gosta de olhar guelra, mas não é um fator determinante. Pela aparência do peixe em si você já consegue observar se está bem conservado ou não. O peixe, e eu sempre falo para os clientes aqui, tem que estar armazenado em baixa temperatura. Ele tem que estar bem gelado ou até mesmo congelado e isso vai fazer toda a diferença lá no final”.

Após comprar o peixe alguns cuidados também são necessários, como aponta seu Jairo. “O peixe tem uma validade. Files até um ano se bem congelados, mas se for comprado hoje para fazer amanhã pode manter na geladeira, não na parte de baixo e sim no meio, mas não precisa congelar, já que no frio da geladeira já é o suficiente. Inverno é a melhor época do ano para consumir o peixe, porque o clima já mantém o pescado. Então a conservação é o segredo. Nós aqui temos alguns cuidados especiais, com as câmaras de refrigeração bem boas, o armazenamento em baixa temperatura e o transporte também faz a diferença já que o caminhão tem que estar refrigerado. É um conjunto de vários fatores que influencia no produto final”.

O comerciante também dá dicas na hora de escolher o camarão. “Esse ano nós tivemos a felicidade de contar com uma grande safra de camarão no Rio Grande do Sul. Para escolher camarão temos que cuidar da aparência também. O camarão com casca não pode estar vermelho, tem que estar sempre verde a cor dele. Já ele descascado, quando é pré-cozido, tem que estar rosa e quando ele é cru a cor deve ser cinza. O fator mais preponderante é o cheiro. Ele já tem o cheiro característico, mas quando está fora do prazo o odor e bem mais forte e dá para sentir isso”.

Os próximos meses para quem mora em Santa Catarina são especiais para o consumo de peixe. “Hoje trabalhamos com bastante tainha fresca, mas temos a congelada que é do ano passado. Mas agora nos encaminhamos para um período muito bom que é a época de várias safras. Agora já vem a tainha, papa-terra, anchova, e por isso vivemos um período até agosto com muita fartura de peixe”.

Amor pelo que faz

“Estamos atuando há 40 anos e eu faço o que amo. Eu venho de uma família de pescadores e tenho uma felicidade muito grande em poder lhe dar com o público. Eu digo sempre: eu não trabalho, eu me divirto porque é uma coisa que eu sei fazer e gosto de fazer. Esse contato com as pessoas só me faz bem”, confessa seu Jairo.

Dica

“A tainha é um peixe mais encorpado, um pouco mais forte. Hoje eu já vou comer tainha frita. Mas as pessoas podem fazer espalmada (aberta) na brasa que é uma maravilha. Tainha é o peixe que mais se consome na nossa região”.

Receita simples de tainha espalmada na brasa

Modo de preparo

  1. Espalme a tainha (limpe-a e abra-a pelas costas, retirando a cabeça).
  2. Coloque sal grosso e azeite e salpique com alho frito ou azeite ou aquele alho que compramos pronto.
  3. Coloque-a na grelha e deixe assar lentamente, virando de um lado para outro. Caso tenha escama, essa fica para baixo, não precisado virar o peixe.
  4. Acompanha arroz branco, farofa feita com os miúdos da tainha, peça na hora da compra (fígado, moela).
  5. Não esquecendo da salada mista.
  6. Bom apetite!!

Ouça as informações e dicas no podcast:

Copyright © 2022.
Todos os direitos reservados ao Portal 4oito