Ir para o Conteúdo da página Ir para o Menu da página
Carregando Dados...
FIQUE POR DENTRO DE TODAS AS INFORMAÇÕES DAS ELEIÇÕES 2024!

Dia Mundial da Água: Barragem do Rio São Bento, garantia de futuro (VÍDEO)

O que está armazenado atualmente abastece a região por um ano sem chuva. De quebra, é um belo cenário ao dispor
Por Giovana Bordignon Siderópolis, SC, 22/03/2022 - 16:25 Atualizado em 22/03/2022 - 16:31
Fotos e Vídeo: Rodeval Milanezi / Especial / 4oito
Fotos e Vídeo: Rodeval Milanezi / Especial / 4oito

Quer receber notícias como esta em seu Whatsapp? Clique aqui e entre para nosso grupo

Neste Dia Mundial da Água (22), a região de Criciúma pode ficar tranquila quanto a eventuais problemas com abastecimento no futuro. Segundo o superintendente regional Sul Serra da Casan, Gilberto Benedet Júnior, a Barragem do Rio São Bento, que abastece seis municípios da região, fornecerá o abastecimento local por um bom tempo. 

Siderópolis, Criciúma, Forquilhinha, Maracajá, Içara e Nova Veneza são as cidades beneficiadas com o abastecimento oriundo da represa. Ela possui uma área inundada de 450 hectares e 58 milhões de metros cúbicos de água, que chegam às torneiras de mais de 400 mil habitantes.

Além do abastecimento de água urbano, a água proveniente da barragem é direcionada à irrigação. A barragem cumpre importante papel no amortecimento de cheias e, pelo cartão postal que é, representa um reforço ao desenvolvimento turístico regional. "Se alguém for pontuar a construção mais importante aqui da região, com certeza é a barragem do Rio São Bento", comentou o superintendente.

Leia também - Divulgado documentário sobre mergulho na Barragem de Siderópolis

Gilberto afirma que a água armazenada na represa garante um ano sem chuva para abastecer a região. Ele destacou que "nunca mais se falou em estiagem aqui na região depois da barragem". "Futuramente, se a gente precisar de água, não utilizaríamos mais para a irrigação e priorizaríamos o abastecimento humano", concluiu o superintendente.

Apoio ao turismo

Nos últimos anos, o turismo vem ganhando impulso em função da barragem. A pavimentação da rodovia de acesso, que por anos foi uma estrada acidentada e com buracos, veio como medida compensatória da Casan depois de vários pleitos da prefeitura de Siderópolis. Curiosamente, a barragem tem acesso pavimentado até o Centro da cidade vizinha, Nova Veneza, mas não da sua sede.

Porém, a expansão da pavimentação no sentido de Siderópolis serviu para criar até um ponto de vista diferenciado do belo visual que a estrutura confere: os carros param no lado oposto à barragem para contemplar o espelho d´água, em um lugar de onde é possível captar belas imagens.

Copyright © 2022.
Todos os direitos reservados ao Portal 4oito