Ir para o Conteúdo da página Ir para o Menu da página
Carregando Dados...
FIQUE POR DENTRO DE TODAS AS INFORMAÇÕES DAS ELEIÇÕES 2024!

Detran conclui projeto de digitalização das avaliações teóricas

Projeto iniciado em 2016 implementa ambientes com computadores, câmeras e biometria nas Ciretrans
Por Redação Florianópolis, SC, 23/08/2019 - 19:11
Divulgação
Divulgação

Quer receber notícias como esta em seu Whatsapp? Clique aqui e entre para nosso grupo

A partir de agora, quem estiver no processo para habilitação em Santa Catarina vai contar com um aliado para fazer a prova teórica: a tecnologia. O Detran/SC concluiu, em São Bento do Sul, um projeto iniciado na Capital, em março de 2016 — a implementação de ambientes equipados com computadores, câmeras e identificação biométrica nas Ciretrans. Ao todo, são 36 salas no estado, instaladas de acordo com a demanda de cada região, que garantem economia, segurança e mais celeridade ao processo.

Em São Bento do Sul foram instalados seis terminais, que irão suprir a demanda de aproximadamente 500 provas mensais, referentes aos nove CFC's dos municípios do próprio muncípio, de Rio Negrinho e de Campo Alegre.

O profissional que atua na área de CNH da Delegacia Regional de Polícia (DRP), Maurício Rodrigues conta que a execução da prova ficou mais rápida e fácil, porque tudo é feito pelo sistema eletrônico. “Não há mais a necessidade de um controle físico, de lançar notas manualmente, e o candidato não precisa mais passar as respostas para um gabarito e correr o risco de perder uma questão por nervosismo”, disse.

Rodrigues frisa que não é preciso ter receio do equipamento, porque a prova é a mesma que estava sendo aplicada no papel. Agora, o candidato troca a caneta por uma tela touch screen. “Basta um toque e pronto, questão respondida. Em todas as salas há monitores para auxiliar na questão técnica. É fácil até mesmo para quem nunca usou um computador”, concluiu.

A migração das provas impressas para o meio digital permite a economia com papel e impressão das provas. Cada caderno de teste tinha antes 23 páginas. Outra vantagem é a redução do tempo de prova, que passa a ser em média de uma hora, e o resultado é divulgado em poucos minutos. Além disso, há a diminuição da possibilidade de fraude durante o exame, já que os candidatos passam pela identificação biométrica e são monitorados por câmeras. Outro benefício é que o banco de dados com o conteúdo das questões é constantemente atualizado.

“Conseguir informatizar as provas teóricas para habilitação em todo o Estado é um grande avanço rumo ao Detran 100% Digital. Queremos cada vez mais oferecer serviços eficientes e facilitar a vida do cidadão”, ressaltou a diretora do Detran, Sandra Mara Pereira.

Copyright © 2022.
Todos os direitos reservados ao Portal 4oito