Ir para o Conteúdo da página Ir para o Menu da página
Carregando Dados...

Despedidas a Walmor de Luca serão em Içara

Ex-deputado faleceu na manhã desta segunda-feira em Florianópolis. Município decretou luto oficial
Denis Luciano
Por Denis Luciano Florianópolis, SC, 09/09/2019 - 11:06Atualizado em 09/09/2019 - 12:12
Walmor de Luca com a deputada Ada em 14 de agosto na Alesc / Divulgação
Walmor de Luca com a deputada Ada em 14 de agosto na Alesc / Divulgação

Falecido na manhã desta segunda-feira, 9, em Florianópolis, o ex-deputado Walmor de Luca terá homenagens fúnebres em Içara a partir do fim da tarde na Câmara de Vereadores. Detalhes dos ritos ainda não foram divulgados pelos familiares.

Confira também - Morre o ex-deputado Walmor de Luca

"O ex-deputado levantou para tomar água, sentiu-se mal, gritou por ajuda. Foi acudido pela sua esposa, ele reclamou de falta de ar. O médico dele reside no andar de cima, desceu para atender. O Samu foi acionado, fizeram massagens cardíacas. O Samu fez os procedimentos mas ele acabou falecendo em casa pela manhã", contou o jornalista Adelor Lessa, na Rádio Som Maior, após conversar com a deputada Ada de Luca (MDB), agora viúva de Walmor.

Confira também - Walmor dos quatro mandatos e da articulação política

A trajetória política de Walmor de Luca começou em Içara, como vereador eleito em 1966. "Walmor tinha a cara do MDB, mas ele teve um desacerto interno e teve rápida passagem pelo PSDB, voltando para o MDB", lembrou Lessa. Nos anos 70, elegeu-se deputado federal pela primeira vez em 1975, com 41.691 votos. "Era uma eleição que poucos acreditavam. Foi uma aposta. Era o MDB, contra toda a força da Arena, da ditadura militar. Ele venceu com uma votação estupenda para a época, mais de 40 mil votos, e se consolidou como liderança nacional", destacou Lessa. "Se consolidou como liderança da Tendência Popular no Congresso, era a ala mais à esquerda do PMDB. Foi vice-líder do PMDB na Câmara e quarto secretário da Câmara", completou.

Um deputado importante

Walmor foi deputado por quatro mandatos consecutivos. "Ele ainda estava deputado federal pelo PMDB quando entrou Eduardo Moreira no processo. Eduardo era de uma tendência mais conservadora, mais de centro, e o Walmor mais de centro para a esquerda. Disputaram, foi uma disputa renhida, brigaram muito, depois se tornaram aliados de novo. Em tese, o Eduardo ocuparia o espaço do Walmor", citou Lessa, lembrando as passagens que levaram Walmor a encerrar sua trajetória política. Na disputa de 92, ele não conseguiu reeleição.

Luto oficial

A prefeitura de Içara decretou luto oficial de três dias. O decreto foi assinado pelo prefeito Murialdo Gastaldon (MDB). Confira:

A Prefeitura de Içara decreta Luto Oficial de três dias, em todo o território municipal nos dias 9, 10 e 11 de setembro de 2019, em sinal de profundo pesar pelo falecimento do Sr. Walmor Paulo de Luca. Ex-deputado federal por quatro vezes e ex-presidente da Casan, Walmor faleceu na manhã desta segunda-feira, em Florianópolis. Ele era esposo da deputada estadual Ada de Luca e deixa duas filhas e três netas.