Ir para o Conteúdo da página Ir para o Menu da página
Carregando Dados...
FIQUE POR DENTRO DE TODAS AS INFORMAÇÕES DAS ELEIÇÕES 2024!

Design da UniSatc desenvolve lenços para Rede Feminina de Combate ao Câncer de Criciúma

Projeto voltado à cidadania e consciência social, visa elevar a autoestima e empoderar pacientes
Por Redação Criciúma, SC, 31/07/2022 - 22:03
Foto: Divulgação
Foto: Divulgação

Quer receber notícias como esta em seu Whatsapp? Clique aqui e entre para nosso grupo

A percepção de que uma profissão pode atender diferentes demandas deve fazer parte da formação acadêmica. Visto que, dá a oportunidade de os estudantes identificarem novas oportunidades e formas de materializarem o conhecimento que aprendem ao longo da graduação. Foi pensando nisso, que os acadêmicos do curso de Design do Centro Universitário Satc (UniSatc) foram desafiados a desenvolverem um produto que fizesse a diferença na vida de pacientes atendidas pela Rede Feminina de Combate ao Câncer de Criciúma (RFCC). Neste caso, ajudar a elevar a autoestima e empoderar mulheres com câncer a partir de lenços coloridos e expressivos.  

O projeto integrador foi proposto pelas disciplinas de Projeto em Design de Superfície e Processos Têxteis, unidas para o desenvolvimento de estampas. "Tínhamos como objetivo a união, a criatividade e a dedicação dos estudantes envolvidos, com foco na criação de estampas para o desenvolvimento de três lenços e duas camisetas para a RFCC de Criciúma. A minha ideia e do professor Felipe Kanarek foi de estimular e despertar a importância da cidadania e da consciência social entre os acadêmicos", explica a coordenadora do Curso de design da UniSatc, Solange Bianchini. 

Além da doação de 30 lenços para as mais de 10 pacientes atendidas mensalmente pela Rede Feminina, os estudantes criaram estampas de camisetas que podem ser utilizadas para angariar fundos para a RFCC. "Foi muito gratificante pensar que nós pudemos ajudamos pessoas que passam por um momento tão difícil através do design. É um jeito muito bom de ver que por meio da nossa profissão, conseguimos fazer a diferença com nossas ações. Além, de ser muito satisfatório saber que alguém irá utilizar uma peça desenvolvida por mim no dia a dia, é saber que as mulheres irão se sinta confortável ao utilizá-la", conta a acadêmica de design, Amanda Kristhina Fernandes Selau. 

Projeto que faz a diferença 

"O lenço além de aquecer, é uma moldura para o rosto das pacientes", é assim que define a voluntária da Rede Feminina, Irene Moretto, sobre a importância do acessório para as pacientes. 

De acordo com a enfermeira da RFCC, Sandra Machado, a doação chegou em boa hora. "Este presente dos alunos veio no momento certo, pois a Rede Feminina estava sem lenços e este tipo de doação sempre vem quando a paciente não quer mais o seu e na maioria dos casos não recebemos os coloridos. Os lenços são acessórios muito utilizados pelas pacientes e com essas estampas lindas elas ficarão muito felizes", ressalta. 

Além de contribuir com uma causa importante, o projeto auxilia a formação acadêmica dos designers em formação. "Não é apenas um projeto social, pois os alunos tiveram competências adquiridas de conhecimento. Como a técnica de rapport, habilidades, conceitos, características e aplicações do design de superfície, linguagem e expressão visual e representação gráfica. Foi a união de teoria com uma prática que pode resultar positivamente na vida de alguém", destaca Solange. 

Para Amanda, a proposta foi uma das que mais teve prazer de desenvolver. "O projeto permitiu que eu experimentasse novas técnicas e também a minha criatividade, ainda mais por ser produto com tema livre. Foi muito bom conseguir ter essa liberdade para fazer os lenços, por mais que eu tenha apanhado um pouco no início das atividades", finaliza. 

Copyright © 2022.
Todos os direitos reservados ao Portal 4oito