Ir para o Conteúdo da página Ir para o Menu da página
Carregando Dados...
FIQUE POR DENTRO DE TODAS AS INFORMAÇÕES DAS ELEIÇÕES 2024!

Deputados realizam ações regionalizadas para melhorar o combate à Covid-19

Parlamentares ouviram reivindicações de prefeitos em relação à melhoras na SES
Por Paulo Monteiro Criciúma - SC , 24/08/2020 - 10:05 Atualizado em 24/08/2020 - 10:49
Foto: Divulgação
Foto: Divulgação

Quer receber notícias como esta em seu Whatsapp? Clique aqui e entre para nosso grupo

Deputados estaduais de Santa Catarina vem realizando ações regionalizadas para melhorar a comunicação entre a Secretaria de Estado da Saúde (SES) e os municípios para o combate à pandemia de Covid-19. Somente na última semana foram seis reuniões, com propostas e reivindicações feitas pelos prefeitos e representantes das cidades.

Apesar das ações regionalizadas terem começado recentemente, desde meados de junho os deputados vem trabalhando com audiência públicas com o intuito de cobrar agilidade, por parte do governo do Estado, na atuação durante a pandemia. 

“Em uma primeira audiência pública, em junho, os hospitais reclamaram bastante da demora de repasse dos recursos. A União Federal mandava o dinheiro do Fundo Nacional para o estado, e o Fundo Estadual levava cerca de 60 dias para repassar aos fundos municipais de saúde. Com isso, elaboramos um projeto de lei que determinou que todo e qualquer recurso que seja destinado aos fundos municipais de saúde deverão ser repassados em, no máximo, cinco dias”, destacou o deputado Marcos Vieira.

Os deputados ainda ouviram os prefeitos de cada região do estado, que reivindicaram que a SES fizesse o controle e praticasse as ações de combate à pandemia de forma regionalizada. Demandas relacionadas à distribuição de medicamentos, Unidades de Terapia Intensiva (UTI’s) e ambulâncias também foram repassadas aos deputados.

“Nós também inovamos, trazendo ao debate os reitores das maiores universidades de SC, até porque a maioria delas mantém cursos medicinais e, muitos desses, também mantém hospitais, como é o caso de Santa Terezinha em Joaçaba. A Universidade de Joaçaba colocou o seu laboratório à disposição da SES para exames. Joinville à mesma coisa. A Alesc voltou a ser protagonista, aproximando o Estado dos hospitais e fazendo com que a SES atenda mais na ponta da linha”, disse.

Tags: coronavírus

Copyright © 2022.
Todos os direitos reservados ao Portal 4oito