Ir para o Conteúdo da página Ir para o Menu da página
Carregando Dados...
FIQUE POR DENTRO DE TODAS AS INFORMAÇÕES DAS ELEIÇÕES 2024!

Deputados do sul são empossados em Brasília

Daniel Freitas e Ricardo Guidi vão para primeiro mandato, enquanto Geovânia de Sá parte para a segunda legislatura
Por Redação Brasília, DF, 01/02/2019 - 15:01 Atualizado em 01/02/2019 - 15:06
Divulgação
Divulgação

Quer receber notícias como esta em seu Whatsapp? Clique aqui e entre para nosso grupo

Os deputados federais eleitos para a 56ª legislatura da Câmara dos Deputados foram empossados nesta sexta-feira em sessão no Plenário Ulysses Guimarães. Entre eles, os sul catarinenses Daniel Freitas (PSL) e Ricardo Guidi (PSD), em primeiro mandato, e Geovânia de Sá (PSDB), em segundo mandato.

A eleição de 2018 trouxe a maior renovação à Câmara desde a democratização. O índice de renovação na Câmara dos Deputados nesta eleição foi de 47,37%, segundo cálculo da Secretaria-Geral da Mesa (SGM). Em números proporcionais, é a maior renovação desde a eleição da Assembleia Constituinte, em 1986.

No Plenário, os 513 eleitos responderam à chamada nominal e fizeram o juramento de “manter, defender e cumprir a Constituição, observar as leis, promover o bem geral do povo brasileiro, sustentar a união, a integridade e a independência do Brasil”.

Primeiro mandato

Daniel Freitas, eleito com 142.571 votos – maior votação entre os deputados do PSL e segunda maior do Estado, que dará início ao seu primeiro mandato na Câmara Federal.

“Foi um momento de grande emoção! Tenho certeza que, junto comigo, tomam posse todos os que acreditam em um Brasil e uma Santa Catarina melhor. É hora de reafirmar os votos confiados a mim e honrar a esperança de cada um”, ressalta o deputado recém empossado.

Único representante federal do partido de Jair Bolsonaro no Sul do Estado, Daniel Freitas foi votado em 288, dos 295 municípios catarinenses. “Política para mim não é profissão, sempre pautei minha vida pública na coragem, ética e transparência, com o desejo de fazer a diferença e de alguma forma poder contribuir com a população. Acredito que o resultado da eleição foi fruto de muito trabalho e de uma mensagem clara, que chegou a milhares de pessoas que já não acreditavam mais na política, e me viram como a oportunidade de renovação e mudança que o momento em que o País atravessa, tanto precisa”, avalia.

Em agosto do último ano, Daniel Freitas renunciou ao mandato de vereador para concorrer a uma vaga na Câmara Federal.

Segundo mandato

Geovania de Sá (PSDB) tomou posse do seu segundo mandato como deputada federal nesta manhã. Ela foi reeleita com 101.937 votos, praticamente o dobro de 2014 e vindos dos 295 municípios do estado.

“Em uma eleição totalmente atípica, onde o povo foi às urnas para renovar os nomes dos políticos em todo o país, a crescente votação é resultado do trabalho realizado até aqui”, justifica a deputada. 

Durante o primeiro mandato, a parlamentar representou a vontade de cada cidadão catarinense em importantes votações. Posicionou-se sempre contrária à corrupção e a favor da manutenção dos direitos do trabalhador. Defendeu os direitos das mulheres, os valores da sociedade e destinou mais de R$ 73 milhões em emendas parlamentares para as seis regiões do estado, fortalecendo a saúde, a assistência social, a educação, a agricultura, a infraestrutura de Santa Catarina. 

Geovania de Sá é administradora de empresas. Na iniciativa privada, trabalhou por 20 anos até ingressar na carreira pública, quando foi secretária de Assistência Social e Habitação de Criciúma. Há seis anos, foi eleita a vereadora mais votada da história da cidade. Depois, foi secretária de Saúde e, convidada a ser candidata a deputada em 2014, aceitou o desafio e, desde então, ocupa uma vaga na Câmara Federal.

Copyright © 2022.
Todos os direitos reservados ao Portal 4oito