Ir para o Conteúdo da página Ir para o Menu da página
Carregando Dados...
FIQUE POR DENTRO DE TODAS AS INFORMAÇÕES DAS ELEIÇÕES 2024!

Definição de ações do Plano de Desenvolvimento Institucional da Unesc ocorre esta semana

Professores, funcionários, gestores e acadêmicos puderam colaborar com sugestões (Fotos: Milena Nandi)
Por Redação Criciúma - SC, 20/11/2019 - 20:21
Foto: Divulgação / Aicom Unesc
Foto: Divulgação / Aicom Unesc

Quer receber notícias como esta em seu Whatsapp? Clique aqui e entre para nosso grupo

Os debates e reflexões sobre a Unesc do amanhã tiveram mais um importante momento esta semana. Nesta segunda e quarta-feira, 18 e 20, professores, gestores, acadêmicos e técnicos-administrativos estiveram reunidos para mais uma etapa do Plano de Desenvolvimento Institucional (PDI). Desta vez, o foco foi a socialização dos resultados do diagnóstico e o levantamento de ações para os 12 eixos estratégicos elencados durante os encontros do PDI ao longo do ano, que envolveram professores, funcionários, estudantes do Colégio Unesc e dos cursos de graduação, de Mestrado e Doutorado e a comunidade externa.

O PDI é uma iniciativa da Reitoria da Universidade, executada pelo Setor de Planejamento Institucional (Seplan). Iniciado de 2018, promove diálogos sobre o futuro da Universidade, com um planejamento a ser traçado até 2023. Na primeira etapa, mais de mil pontos foram elencados. Na segunda, 26 eixos temáticos foram selecionados e propostos para debate e fomento de ideias. A partir dos 26 eixos, 12 foram consolidados e que serão, até a noite desta quarta-feira, foco dos trabalhos que terão, além dos colaboradores, a participação de acadêmicos (de maneira presencial e online).

Segundo a reitora, Luciane Bisognin Ceretta, este é um momento de reflexão e ressignificação do trabalho desenvolvido. “Vocês estão aqui para ajudar a nossa Universidade a definir as ações que ela precisa adotar nos próximos cinco anos para que continue sendo a referência que ela é, tendo a possibilidade de ampliar o seu escopo e as contribuições tão significativas para o desenvolvimento da nossa região em todas as áreas do conhecimento. Todos, independentemente da função que exercem, podem e devem se posicionar para contribuir com a nossa Unesc. Cada um de nós constrói todos os dias a Universidade que queremos”, afirmou a reitora, agradecendo pela colaboração de professores, alunos e funcionários.

O vice-reitor, Daniel Preve, destacou que a gestão universitária optou por um PDI participativo por entender que é a melhor maneira de construir um projeto para a Instituição “O PDI poderia ter várias metodologias para ser desenvolvido, mas optamos por esta que inclui todos os integrantes da comunidade acadêmica. É um desafio, mas sabemos que dar oportunidade para que todos participem dos debates é o melhor caminho para definirmos os rumos da nossa Universidade”.

Os eixos trabalhados pelo PDI nesta semana tratam dos assuntos: políticas para o ensino de graduação e para pesquisa e pós-graduação, internacionalização, meio ambiente e valores humanos, extensão, avaliação institucional, inovação, responsabilidade social, gestão, infraestrutura, sustentabilidade financeira e captação de recursos, políticas de atenção ao estudante e educação inclusiva. A partir dos eixos definidos, seus objetivos e metas, a Unesc passará a elaborar as ações e prazos para que eles sejam atingidos.

Ensino de graduação e pós em debate

As atividades do PDI ocorrem durante o recesso acadêmico de três dias, e incluíram ainda a análise e discussão nesta terça e quarta ,19 e 20, do ensino de graduação e pós-graduação.

A pró-reitora Acadêmica, Indianara Reynaud Toreti, salientou a importância do recesso acadêmico para o alinhamento de ações para o desenvolvimento da Instituição. “Além de todo o movimento provocado pelo PDI, pensamos em uma programação voltada para as questões de ensino e para a pós-graduação. Todos os pesquisadores e coordenadores dos PPGs têm um encontro para pensarem coletivamente no planejamento da pós-graduação. Para os demais professores, pensamos em uma programação voltada para o Programa de Inovação Curricular e Pedagógica e para o Projeto Pedagógico Institucional”, comenta.

Os docentes da Unesc ainda participaram de um painel de socialização e aprofundamento da discussão sobre inovação curricular e pedagógica e sobre o momento atual e direcionamento futuro.

Copyright © 2022.
Todos os direitos reservados ao Portal 4oito