Ir para o Conteúdo da página Ir para o Menu da página
Carregando Dados...
FIQUE POR DENTRO DE TODAS AS INFORMAÇÕES DAS ELEIÇÕES 2024!

Defesa Civil ganha reforço de 53 voluntários em Criciúma

Capacitação que formou os agentes é a primeira regulamentada em Santa Catarina
Por Vitor Netto Criciúma - SC, 18/11/2019 - 14:44 Atualizado em 18/11/2019 - 14:47
Divulgação
Divulgação

Quer receber notícias como esta em seu Whatsapp? Clique aqui e entre para nosso grupo

A região ganhará nesta terça-feira, 18, 53 novos Agentes Voluntários da Defesa Civil. Eles fazem parte da primeira capacitação do estado na formação de agentes. A formatura ocorre no Salão Ouro Negro, no Paço Municipal Marcos Rovaris, às 19 h. Eles trabalharão em todos os ciclos de gestão da Defesa Civil e a qualificação, realizada em Criciúma, será implementada em toda Santa Catarina.

Os novos agentes têm o objetivo de trabalhar no atendimento de emergências, contato com a comunidade e na minimização de ocorrências. “Além disso eles atuarão principalmente no ciclo de gestão da Defesa Civil, que é a prevenção, mitigação, preparação, resposta e recuperação”, explica o coordenador regional da Defesa Civil, Rosinei da Silveira.

As atuações são inúmeras, desde o auxílio aos agentes oficiais até no isolamento de áreas e no resgate das pessoas. Os agentes destinarão 120 horas anuais em serviços prestados para a comunidade envolvendo a Defesa. “Eles vão auxiliar os órgãos e instituições em respostas mais rápidas. Isso é fortalecer e deixar a Defesa civil mais resiliente”, comenta o coordenador da Coordenadoria Municipal de Proteção e Defesa Civil (Compdec) de Criciúma, Dioni Borba.

Os voluntários passaram por 15 dias de capacitação, envolvendo diversas disciplinas e ações. “Desde noções básicas da Defesa Civil, primeiros socorros, atuação na sociedade, sistemas de alerta até a parte psicológica desses agentes, na disciplina de Psicologia dentro da Comunidade”, coloca Borba.

A capacitação que formou os 53 agentes é a primeira em todo o estado e será implementada nas demais regiões. A ação foi uma parceria da Compdec, da Secretaria de Estado da Defesa Civil e da Associação dos Municípios da Região Carbonífera (Amrec). A iniciativa faz parte da Operação Primavera 2019 da Defesa Civil do estado.  

 

Copyright © 2022.
Todos os direitos reservados ao Portal 4oito