Ir para o Conteúdo da página Ir para o Menu da página
Carregando Dados...
FIQUE POR DENTRO DE TODAS AS INFORMAÇÕES DAS ELEIÇÕES 2024!

Decisão sobre retorno do transporte público deve acontecer até sábado

Representantes do setor estiveram reunidos com governo do Estado. Parecer estará nas mãos do governador
Por Paulo Monteiro Florianópolis - SC, 14/05/2020 - 14:01 Atualizado em 14/05/2020 - 14:02
Foto: arquivo / 4oito
Foto: arquivo / 4oito

Quer receber notícias como esta em seu Whatsapp? Clique aqui e entre para nosso grupo

Representantes do setor de transportes de passageiros estiveram reunidos com o secretário de Estado da Infraestrutura e Mobilidade, Thiago Vieira, e com técnicos da Secretaria de Estado da Saúde na manhã desta quinta-feira, 14, para debater sobre uma possível volta do transporte público em Santa Catarina. O presidente da Associação Criciumense de Transporte Urbano (ACTU), Everton Trento, esteve presente e classificou o encontro como “positivo”,  afirmando que a decisão de retorno deverá ser tomada até sábado.

Os representantes do setor apresentaram as necessidades e dificuldades que vinham enfrentando com a paralisação dos ônibus e o governo estadual pontuou as preocupações referentes ao retorno. De acordo com Trento, a circulação do transporte Interestadual está mais perto de voltar em SC. “Será mais fácil a liberação do interestadual, porque tem um número menor de passageiros fixos”, colocou. 

O governo do Estado deve se reunir ainda hoje com o Centro de Operações em Emergência em Saúde (COES) e analisar as propostas de retorno do transporte urbano destacadas pelos empresários do setor. “O governo irá montar um relatório, e deveremos ter um parecer até amanhã a tarde ou sábado. Querem entregar o relatório para o governador, que tomará a decisão de como será feito a liberação do transporte”, pontuou Trento.

Everton afirma que o governo reconheceu a necessidade do retorno do transporte coletivo, mas que exigem uma volta com mais segurança. “São necessidades básicas como uso de máscara, gel e higienização dos veículos, e nós temos condições de fazer isso”, ressaltou. Apesar de classificar o encontro como positivo, o presidente da ACTU afirma que ainda não há certeza do retorno.

“Ainda não temos a segurança e a certeza de que os ônibus municipais vão voltar. O interestadual temos quase certeza, mas o intermunicipal e urbano não temos segurança nenhuma. Está tudo na mão da comissão do Estado e do governador”, declarou.

Demissões

Em Criciúma, a suspensão de contrato que garante 70% do salário dos trabalhadores pago pelo governo, sendo os 30% restantes responsabilidade da própria empresa, termina somente no dia 15 de junho. Apesar disso, Everton destaca que há dificuldades para o pagamento destes 30%, já que não há renda nenhuma enquanto estão parados. 

“Precisamos dessa decisão do governo para então tomar a decisão e ver o quadro dos colaboradores. Queremos saber onde que vamos buscar os 30%. Como pegaremos esses 30% se está tudo parado”, disse.

Copyright © 2022.
Todos os direitos reservados ao Portal 4oito