Ir para o Conteúdo da página Ir para o Menu da página
Carregando Dados...
FIQUE POR DENTRO DE TODAS AS INFORMAÇÕES DAS ELEIÇÕES 2024!

Debates e conhecimento marcam Conferência de Segurança Alimentar

Evento foi um preparatório para a Conferência Estadual, que ocorre em outubro, em Florianópolis
Por Redação Criciúma, SC, 15/07/2019 - 21:55
Divulgação
Divulgação

Quer receber notícias como esta em seu Whatsapp? Clique aqui e entre para nosso grupo

Na tarde desta segunda-feira, 15, aproximadamente 100 pessoas, entre entidades, órgãos públicos e sociedade civil, se reuniram para discutir sobre as diretrizes nutricionais. Com o tema ‘Vozes, direitos e fome’, a 5ª Conferência Municipal de Segurança Alimentar e Nutricional de Criciúma, promovida pelo Conselho Municipal de Segurança Alimentar e Nutricional (Comsea) de Criciúma, teve como objetivo discutir medidas e formar diretrizes para serem apresentadas na 6ª Conferência Estadual de Segurança Alimentar e Nutricional. O evento estadual ocorre entre os dias 29 e 30 de outubro, em Florianópolis.

A ação foi realizada na Universidade do Extremo Sul Catarinense (Unesc). Antes da conversa, a presidente do Conselho Estadual de Segurança Alimentar e Nutricional (Consea) de Santa Catarina, Rita de Cassia Maraschin da Silva, ministrou uma palestra com o foco no tema do evento. Em seu discurso, Rita enalteceu as atividades do município envolvendo a agricultura familiar. “Eu estou aqui em um curto período de tempo e já convivi e vivenciei várias experiências com a agricultura familiar e isso é muito gratificante. Hoje, assumimos o compromisso com a elaboração do plano e depois na elaboração e monitoramento dessas propostas”, frisa.

Após a palestra, o público discutiu e definiu as diretrizes, que foram inclusas no relatório que será encaminhado à Conferência Estadual. Conforme o secretário do Comsea de Criciúma, Guilherme Costa de Oliveira e Silva, o que foi definido no município será debatido juntamente com relatórios de outras cidades de Santa Catarina. “Em outubro, estaremos em Florianópolis, com todos os relatórios para realizar a criação do Plano Estadual de Segurança Alimentar e Nutricional, já que o atual encerra neste ano. Pensando nisso, convidamos pessoas de outros municípios da região para participar da nossa conferência, em algumas cidades o assunto ainda não é 100% organizado”, explica.

A iniciativa ainda teve como foco ampliar e fortalecer os compromissos com alimentação, assegurando o direito da população a uma alimentação adequada. “Nesta quinta edição, também temos como objetivo dar início para o nosso plano municipal também, precisamos da opinião dos três poderes para que assim podemos fazer isso juntos”, ressalta a presidente do Comsea de Criciúma, Renata Manique Barreto. O conselho é formado por 24 cadeiras, sendo oito do poder público e 16 de entidades da sociedade civil.

Copyright © 2022.
Todos os direitos reservados ao Portal 4oito