Ir para o Conteúdo da página Ir para o Menu da página
Carregando Dados...
FIQUE POR DENTRO DE TODAS AS INFORMAÇÕES DAS ELEIÇÕES 2024!

De onde veio o Dia da Mentira?

Conheça a origem dessa “comemoração” que está chegando
Por Erik Behenck Criciúma - SC, 31/03/2019 - 14:02
(foto: reprodução)
(foto: reprodução)

Quer receber notícias como esta em seu Whatsapp? Clique aqui e entre para nosso grupo

Primeiro de abril está chegando e nesse dia é comum ouvirmos os mais diversos tipos de mentiras. Esse tipo de brincadeira teve origem na França, no século XVI. Acontece que neste país europeu o Ano Novo era comemorado em 25 de março, seguindo até 1º de abril, quando iniciava a primavera, então o Rei Carlos IX determinou que o calendário gregoriano seria adotado.

Enquanto isso, muitos continuaram comemorando na data antiga e não seguindo o 1º de janeiro. Depois essa cultura se espalhou por países como Inglaterra e Itália. No Brasil passou a ser popular a partir de 1828, quando divulgaram em Minas Gerais uma fake news indicando que Dom Pedro havia morrido. No Sul a tradição foi trazida por imigrantes alemães, que celebravam o Aprilschert.

Em 1999 nessa data o Jornal Cruzeiro do Sul, de Sorocaba (SP), publicou em suas páginas que a atriz Fernanda Montenegro havia conquistado o Oscar. Em 2011 o Globo Esporte exibiu imagens do suposto título do Corinthians na Libertadores, fato que foi concretizado somente um ano depois. Em 2013 o Google divulgou que lançaria o Google Nose, uma ferramenta para transmitir cheiro.

Tags: uma mentira

Copyright © 2022.
Todos os direitos reservados ao Portal 4oito