Ir para o Conteúdo da página Ir para o Menu da página
Carregando Dados...
FIQUE POR DENTRO DE TODAS AS INFORMAÇÕES DAS ELEIÇÕES 2024!

DCE da Unesc realiza eleição nesta terça-feira

Resultado deve sair na madrugada de quarta-feira
Por Vitor Netto Criciúma - SC, 11/11/2019 - 18:09 Atualizado em 11/11/2019 - 19:29
Foto: Divulgação / Unesc
Foto: Divulgação / Unesc

Quer receber notícias como esta em seu Whatsapp? Clique aqui e entre para nosso grupo

O Diretório Central do Estudante (DCE) da Unesc realiza nesta terça-feira, 12, a eleição da gestão 2019/2020. A votação ocorre das 8h às 22h na Universidade, tendo duas chapas inscritas. A chapa 1, chamada Democracia e Renovação, tem como candidato presidente o acadêmico da 4ª fase de História, John Marcell Ansiliero Maciel. Já a chapa 2, chamada Novo DCE, tem como candidato presidente o acadêmico da 8ª fase de Engenharia Civil, Kelvin Benedet. 

O mandato é de um ano e inicia no dia 1º de dezembro de 2019, se entendendo até 30 de novembro de 2020. Ao todo, 46 urnas estarão à disposição dos estudantes. “A votação ocorre em todo o campus da Unesc, no Iparque, no Hospital São José, para os residentes, e no Senai, para os acadêmicos do curso de Moda”, explicou o presidente da Junta Eleitoral e acadêmico da 6ª fase de geografia, Douglas Vaz Franco. 

As duas chapas compreendem acadêmicos das quatro áreas do conhecimento da Unesc. A chapa Democracia e Renovação vem com as bandeiras como a reforma do estatuto do DCE, a renovação do site e do Portal da Transparência do DCE, a luta pelas bolsas de pesquisa, o reforço e a revisão das cantinas da Universidade, a construção de um espaço de convivência e de cantinas no Iparque, a criação de uma creche universitária entre outras. 

Conforme Maciel, pensar no movimento estudantil é pensar no protagonismo dos acadêmicos. “Os estudantes devem ocupar espaços e reivindicar as suas pautas, pois só eles sabem a realidade deles mesmo.  Então o DCE busca representar esses alunos e pautar a vida dos acadêmicos em todos os cenários”, comentou. 

A chapa Novo DCE apresenta um conceito de um novo Diretório, com ideias e projetos em um plano de gestão, além da reaproximação dos acadêmicos. Entre as suas pautas, está também o Portal da Transparência e ainda a divulgação de um relatório a cada dois meses dos gastos do DCE. Além da criação de uma caderneta para levantar pautas dos alunos, a criação de prontuários eletrônicos nas Clínicas Integradas da Unesc, o apoio as empresas júnior da universidade, a criação de um termo de utilidade pública estadual e a criação de um Conselho da Mulher Universitária, com a orientações sobre a representação da mulher no campus. 

De acordo com Benedet, o DCE representa o acadêmico também na comunidade externa. “Queremos trabalhar para mais conforto e facilidade dentro e fora da Universidade, com pluralidade e atuação dos estudantes nas pautas de todos os cenários. O movimento estudantil tem essa essência”, enfatizou.

A contagem dos votos inicia após o término da votação e o resultado deve sair ainda na madrugada de quarta-feira. 
 

Tags: dce unesc

Copyright © 2022.
Todos os direitos reservados ao Portal 4oito