Ir para o Conteúdo da página Ir para o Menu da página
Carregando Dados...
FIQUE POR DENTRO DE TODAS AS INFORMAÇÕES DAS ELEIÇÕES 2024!

Dalvania Cardoso: da infância na roça à primeira prefeita eleita em Içara

Em entrevista ao Nomes & Marcas, Dalvania contou sobre sua carreira trajetória de liderança
Por Paulo Monteiro Içara - SC , 06/03/2021 - 17:20
Foto: Maria Henrique Leandro / 4oito
Foto: Maria Henrique Leandro / 4oito

Quer receber notícias como esta em seu Whatsapp? Clique aqui e entre para nosso grupo

Dalvania Cardoso fez história no sul de Santa Catarina ao se tornar a primeira prefeita eleita em Içara, o segundo maior município da Região Carbonífera, no pleito de 2020. Sua trajetória política e de liderança, no entanto, começou muito antes de seu lançamento como candidata à Prefeitura, ainda nos primeiros anos pós adolescência.

Entrevistada do programa Nomes & Marcas deste sábado, 6, da Rádio Som Maior, Dalvania contou um pouco sobre sua carreira profissional, da infância na roça até o cargo de prefeita em Içara.

“Desde menina minha mãe sempre foi de vida comunitária, e minha liderança iniciou-se lá na pequena cidade em que nasci e me criei, ainda na igreja católica sendo catequista. Nasci na Urussanga velha e com 1 ano fui para Lombas, comunidade agrícola. Ali, minha mãe trazia a influência de ser líder de igreja, e isso eu acabei assimilando para a minha vida também”, destacou Dalvania.

Trabalhando na roça familiar desde os oito anos de idade, com o plantio de feijão e fumo, Dalvania iniciou um processo de liderança dentro da igreja. Líder do grupo de jovens e membro da Pastoral da Juventude, se envolvia também em movimentos comunitários para além da religião, como na própria escola em que estudava.

“Até os 17 anos trabalhei na agricultura e, quando já dava aula, mais ou menos nessa idade, coincidia o período de safra de fumo, que era com o que a minha família trabalhava, com o período de férias escolares já como professora. Comecei como professora com 17, 18 anos, e nas férias ajudava minha família na plantação de fumo”, relembrou.

Aos 19, uma nova virada na trajetória de liderança: a presidência da Associação de Moradores de Lomba. Segundo Dalvania, foi aí que ela começou a ganhar uma certa visibilidade no cenário político.

“Lembro que fui convidada por um candidato a prefeito a discursar em um evento dele. Eu fui lá e discursei, e no outro dia veio a rádio para entrevistar, gravar e etc. Ali eu fui me aproximando da política, minha família tradicionalmente era do partido [PP] que estou até hoje. Nunca troquei de partido, acho que quem o faz são as pessoas”, declarou.

Carreira na administração pública

Antes mesmo de se lançar como candidata à Prefeitura de Içara pela primeira vez, em 2016, Dalvania já era um nome conhecido entre os municípios da região. Isso porque ela trabalhou em secretarias de diversas cidades da Amrec, conhecendo a administração pública de boa parte da região.

“Primeiro Içara, depois Siderópolis, Lauro Müller, Criciúma, Morro da Fumaça e Urussanga. Em cada cidade aprendi alguma coisa. Em todas as cidades os problemas são os mesmos, mas em volumes diferentes e cada um carrega sua marca. Administrar exige coragem”, pontuou.

Para a atual prefeita, a melhor experiência na gestão pública foi em Içara, onde permaneceu por oito anos. Em Criciúma surgiu algo mais desafiador, trabalhar com a maior cidade do sul de Santa Catarina. Em todas as prefeituras pelas quais passou, Dalvania afirma que carregou consigo algumas experiências.

Muito bem aceita dentro do PP, Dalvania saiu como candidata a majoritária de Içara em 2016. Não ganhou, mas deu continuidade a sua campanha ao longo dos anos, conquistando o cargo de prefeita em 2020.

“Senti diferença pela primeira vez. Se eu disser que as pessoas me pediam muita coisa não é verdade, as pessoas me pediam mudança. Meu discurso na campanha foi muito mais na linha de mudança. Hora de mudança, alternância de poder de outro grupo de pessoas com outras ideias. E como não era uma candidatura diretamente contra quem estava no governo, vir numa linha de mudar, mas manter o nível de desenvolvimento”, declarou.

Copyright © 2022.
Todos os direitos reservados ao Portal 4oito