Ir para o Conteúdo da página Ir para o Menu da página
Carregando Dados...
FIQUE POR DENTRO DE TODAS AS INFORMAÇÕES DAS ELEIÇÕES 2024!

Curso técnico em Informática do Colégio Satc completa 20 anos com mais de 600 alunos formados

Aulas teóricas e práticas capacitam estudantes para atuar em grandes empresas e criar seus próprios negócios
Por Redação Criciúma, SC, 01/07/2022 - 10:09 Atualizado em 01/07/2022 - 10:11
Foto: Divulgação
Foto: Divulgação

Quer receber notícias como esta em seu Whatsapp? Clique aqui e entre para nosso grupo

Em julho de 2022, o curso técnico em Informática do Colégio Satc completa 20 anos. Desde a formação da primeira turma, em todo esse período, 654 alunos já passaram pelo curso e foram colocados no mercado de trabalho. São profissionais capacitados para atuar em grandes empresas e até mesmo abrir seus próprios negócios.  

O Dirceu Pereira é um dos integrantes da primeira turma do curso, que iniciou em 2002. Foi com os professores do Colégio Satc que ele descobriu a paixão por programação. "Iniciei meu estágio na área em uma instituição de ensino, logo depois já consegui meu primeiro trabalho remoto, em 2006, uma época que praticamente ninguém trabalhava dessa forma", relembra. 

Após essa experiência, Pereira começou a trabalhar de forma remota, como desenvolvedor backend e de infraestrutura, para empresas de todo o Brasil e também de outros países. Foi quando decidiu sair do Brasil e ir morar no Canadá.  

"Logo depois que comecei o processo de emigração para o Canadá, fui contratado por uma recrutadora da Shopify, que hoje é a terceira ou quarta plataforma de e-commerce mundial. Iniciei trabalhando como senior production engineer (engenheiro de produção sênior) e, hoje, atuo como engineering manager (gerente de engenharia)", conta. 

Atualmente, o ex-aluno Satc lidera um time de dez pessoas distribuídas em quatro países: Canadá, França, Estados Unidos e Irlanda. Segundo ele, só foi possível chegar a este patamar porque os professores deram todo o apoio e o encorajaram desde o início do curso.  

Assim como Pereira, Diego Alamini também é um ex-aluno do curso que construiu a carreira profissional com base nos ensinamentos que recebeu dos professores. Ele fez o ensino fundamental, médio e técnico no Colégio Satc, se formando em 2004, na segunda turma do curso.  

"Graças ao curso, tive a oportunidade de ingressar facilmente no mercado de trabalho, antes mesmo da conclusão, eu já tinha uma vaga de estágio garantida. Entrei em uma empresa de software como estagiário, trabalhei por sete anos e saí como gerente de desenvolvimento", detalha. 

Com base no incentivo que recebeu dos professores, Gomes decidiu apostar no empreendedorismo e criou sua própria empresa de software. Depois de quatro anos, vendeu a empresa e hoje atua como gestor de desenvolvimento da Nexello Sistemas.  

"Tudo que foi ensinado no curso fez eu tomar o gosto pela profissão e me ajudou a conseguir construir minha carreira", reforça.  

Curso se adaptou aos avanços do mercado tecnológico 

Durante suas trajetórias, Pereira, Alamini, assim como os mais de 600 profissionais que já passaram pelo curso, tiveram como um forte impulsionador, o conhecimento adquirido durante as aulas teóricas e práticas nos laboratórios de informática. É que eles contam com uma metodologia de ensino que os torna preparados para atuar em diferentes áreas, como Rede de Computadores, Hardware, Internet das Coisas e Programação.  

"Antes o curso era técnico em Informática Industrial, mais voltado para a parte eletrônica. Com o passar do tempo e os avanços na área tecnológica, o curso se reinventou, criando novas disciplinas e apostando em uma metodologia de ensino com base naquilo que o mercado precisa", destaca o coordenador do curso, Gilberto Fernandes.  

As primeiras turmas do curso contavam com em torno de 20 alunos. Hoje, somente a primeira fase possui 40 matriculados. Esse aumento, para o coordenador, é devido ao fato de mercado estar mais aquecido que nunca. "São raros, ou até mesmo nulos, os alunos que se formam no curso e estão desempregados", completa. 

Quando chegam ao final do curso, os alunos apresentam um projeto que é avaliado por uma banca composta por empresários da região. Após a banca, conforme Fernandes, muitos já recebem propostas de empregos ali mesmo.  

Para a coordenadora dos cursos técnicos do Colégio Satc, Adriana Just Schmidt, essa parceria com as empresas é um dos diferenciais do técnico em Informática. "Nossos professores estão constantemente em contato com as empresas de TI, o que faz com que nos adequemos às necessidades do mercado e capacitemos os alunos para suprir essa demanda", ressalta.   

Da paixão ao desejo por uma carreira de sucesso 

A nova geração de profissionais na área da informática vem motivada pela paixão por tecnologia e o desejo de ter uma carreira de sucesso. A Isabela Zanette está na primeira fase do curso e já pensa no futuro. "Me identifico com essa área e, como a tecnologia vai estar muito presente no futuro, sei que vou ter sucesso na minha carreira", afirma.  

Mesmo na primeira fase, a estudante sabe que, em breve, já estará preparada para encarar o mercado de trabalho. "Quero trabalhar com programação e a experiência dos professores aliada à estrutura oferecida pela Satc me torna mais confiante para seguir esse caminho", assinala. 

Para o professor Luciano Fernandes, que dá aula no curso desde quando iniciou a primeira turma, o perfil do aluno evoluiu de acordo com as mudanças no mercado. "Hoje, o mercado está muito diferente do que era há 20 anos. Os alunos já entram tendo suas metas traçadas e nós entregamos aquilo que está em alta, como o desenvolvimento de jogos, aplicativos, sites e softwares", finaliza.  

Copyright © 2022.
Todos os direitos reservados ao Portal 4oito