Ir para o Conteúdo da página Ir para o Menu da página
Carregando Dados...
FIQUE POR DENTRO DE TODAS AS INFORMAÇÕES DAS ELEIÇÕES 2024!

Cultura, educação e futuro foram pautas do Gemellaggio na Praça

Evento foi transmitido ao vivo pela rádio Som Maior e Portal 4oito, direto de Urussanga
Por Stefanie Machado Urussanga (SC), 28/05/2022 - 15:48 Atualizado em 28/05/2022 - 16:01
Foto: Clara Vasconcellos/4oito
Foto: Clara Vasconcellos/4oito

Quer receber notícias como esta em seu Whatsapp? Clique aqui e entre para nosso grupo

Mais uma celebração do 30º Aniversário do Gemellaggio reuniu lideranças e amantes da cultura italiana, neste sábado (28), em Urussanga. Educação, turismo, economia e o futuro do pacto firmado com Longarone (Itália) foram alguns dos temas levantados na pauta durante o Gemellaggio na Praça. O evento, que também celebra os 144 anos do município, foi transmitido ao vivo pela Rádio Som Maior e Portal 4oito

"Esses 30 anos foram muitas coisas boas para Urussanga e para os urussanguenses. Mas temos muito o que avançar ainda. Fomos o primeiro município da região a ter um pacto com uma cidade-irmã italiana", destacou o presidente da Comissão Organizadora do 30º Aniversário de Gemellaggio, Luiz Antonio Fabro. Segundo ele, essa pauta deve ser levada mais vezes para as escolas do município. 

A secretária de Educação Urussanga, Janea Possamai, comentou sobre a importância do projeto "Conhecer para Pertencer", realizado com os alunos de diversas idades da rede municipal. "Tínhamos pensado em fazer algo relacionado à cultura. Com a comissão do Gemellaggio, decidimos tirar o projeto da gaveta para comemorar os 30 anos do Gemellaggio", explicou. "A educação tem um papel importante na divulgação da cultura", ressaltou. 

Nesse projeto, além de toda história do pacto entre as cidades irmãs, os alunos também vivenciaram a semana da língua italiana, que ocorreu dos dias 20 a 27 de maio. A ação levou palavras e frases do idioma para o vocabulário das crianças.

Para o diretor de Cultura de Urussanga, Nevton Bortolotto, a parceria entre as cidades trouxe inúmeras conquistas ao longo das décadas, como facilitar o acesso a cidadania italiana. "É algo inenarrável. São mais de 30 anos. O Gemellaggio transcende esse período. Começou pelo menos sete anos antes da assinatura do pacto, quando estabelecemos contato com as famílias e entidades de Longarone", salientou.

Com tantos frutos colhidos durante o evento, algumas discussões devem se repetir ainda este ano. "Já está definido que, provavelmente em 6 de outubro, teremos uma nova edição do Fórum do Amanhã. É um projeto que envolve várias mãos e que queremos dar perenidade", comentou o prefeito interino do município, Jair Nandi.

As comemorações do 30º Aniversário de Gemellaggio encerram neste domingo (29), durante a missa que será realizada na Igreja Matriz de Urussanga, a partir das 18h30. 

Copyright © 2022.
Todos os direitos reservados ao Portal 4oito